quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Sobre mim

#Junk Food Unmask

 Caros leitores (ou futuros leitores)

 Este blog nasce no sentido de alertar e despertar a população em geral para a grande praga do sec.XXI. Este mundo está obeso, doente e com comportamentos alimentares decadentes. A obesidade em Portugal e no mundo aumentam e já quase metade dos adultos e uma em cada cinco crianças têm excesso de peso e a tendência é crescente. Mas penso que mais importante que isso são as doenças metabolicas que a ela se associam como as doenças cardiovasculares que são responsáveis por 30% dos óbitos registados e a diabetes que segundo as estatísticas atingem já 1 milhão de Portugueses e que mete mais de 30% da população Portuguesa em risco de vir a contrair diabetes, pessoas com tensão arterial elevada ou excesso de peso são população de risco.

 Acredito na ciência e na sua preciosa informação "em bruto" e que ainda está ao dispor de todos que a procuram e que sejam instruídos para a interpretar. O grande problema é a manipulação e a distorção que essa informação sofre antes de chegar ao público que deveria servir. Publico esse que absorve muita dessa desinformação sem questionar a sua veracidade.

O que me leva a criar este blog é a minha indignação perante recomendações assumidas por todos sem qualquer fundamento, como é o caso da roda dos alimentos. Em que se baseia a roda dos alimentos composta por 60% de hidratos de carbono maioritariamente provenientes dos cereais, 30% de gordura e 10% de proteína??!? Na história evolutiva humana não existe qualquer base para estas proporções.

 A minha intenção é divulgar factos científicos, desmascarar "alimentos maus" que mais parecem encarnar a pele de "ovelhas", partilhar receitas, analisar suplementos alimentares e ajudar atletas a atingir uma melhor performance desportiva através e uma nutrição adequada ao esforço que realizam.

LET THE SHOW BEGIN!!!

2 comentários:

  1. Só hoje descobri o teu blog e gostei do tema e da apresentação dos assuntos. Nunca é de mais denunciar o que nos querem vender como sendo "alimentos" quando de alimentos só têm o nome. Sempre que puder darei o meu contributo. Parabens pela iniciativa e continuação do bom teabalho.

    ResponderEliminar
  2. Muito Obg Morais.

    Teremos certamente tema de conversa para muito tempo.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar