terça-feira, 26 de abril de 2016

Brownie de Chocolate Negro 85%

Hoje vou partilhar a receita que fez sucesso cá em casa neste fim de semana.

Quem provou não ficou indiferente.


Para este Brownie, vamos precisar dos seguintes ingredientes:

  • 240g Chocolate Negro 85%
  • 100g Manteiga, dos Açores
  • 3 Ovos caseiros
  • 3 colheres de sopa de Mel caseiro
  • 55g Farinha de Mandioca
  • Cacau Puro, para polvilhar
Modo de Confecção:
  • Pré-aquecer o forno a 150º
  • Forrar um tabuleiro pequeno com papel vegetal
  • Derreter o Chocolate e a manteiga no fogão com a chama no mínimo. Depois de derretido colocar numa taça
  • Adicionar na taça os Ovos, o Mel, e a Farinha de mandioca
  • Bater com a batedeira
  • Após a massa ficar bem misturada, colocar a massa no tabuleiro forrado a papel e vegetal e levar ao forno entre 12 a 15 minutos, no máximo
  • Finalmente, depois do brownie sair do forno, polvilhar com o cacau puro em pó















quarta-feira, 6 de abril de 2016

VITAMINA D e o seu efeito na -PERFORMANCE; FORÇA; RECUPERAÇÃO-

Não é algo especulativo, a optimização dos níveis de vitamina D afectam positivamente o desempenho de um atleta.



Com base nos dados fornecidos pela literatura cientifica mais recente é plausível dizer que os níveis acima da faixa normal de referência (até 75/100 nmol/L) aumenta a função do músculo esquelético, diminui o tempo de recuperação, aumenta a força, a testosterona o que por si só potencia o desempenho desportivo de um atleta.







Com uma suplementação diária de 5.000 UI de vitamina D3, durante 2 meses foi possível verificar aumento de força no agachamento, supino, salto vertical, spints de 10M e 30M.


Quando o resultado final, no desporto de alta competição, é discutido ao segundo ou milésimo de segundo a vitamina D é sem dúvida um suplemento a ter em conta, sobretudo no inverno e em atletas com níveis de concentração sanguínea de vitamina D abaixo das 50 nmol/L.


Assessment of vitamin D concentration in non-supplemented professional athletes and healthy adults during the winter months in the UK: Implications for skeletal muscle function


A ter em conta que após 2 a 3 meses:

  • 100 IU (2.5 mcg) por dia aumenta os níveis sanguíneos de vitamina D em 2.5 nmol/L 
  • 200 IU (5 mcg) por dia aumenta os níveis sanguíneos de vitamina D em 5 nmol/L.
  • 400 IU (10 mcg) por dia aumenta os níveis sanguíneos de vitamina D em 4 10 nmol/L
  • 500 IU (12.5 mcg) por dia aumenta os níveis sanguíneos de vitamina D em 12.5 nmol/L.
  • 800 IU (20 mcg) por dia aumenta os níveis sanguíneos de vitamina D em 20 nmol/L.
  • 1000 IU (25 mcg) por dia aumenta os níveis sanguíneos de vitamina D em 25 nmol/L.
  • 2000 IU (50 mcg) por dia aumenta os níveis sanguíneos de vitamina D em 50 nmol/L.
Doses "elevadas" de vitamina D3 são necessárias durante um período de tempo que pode passar as 6 semanas em atletas com níveis baixos de vitamina D.

Qualquer protocolo de suplementação com vitamina D deve ser sempre justificado com análises prévias aos níveis de 25-OH vitamina D.

http://www.medscape.com/viewarticle/589256_8