sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Preparando o Natal...Conselhos!


Açúcar, farinha, leite, óleos vegetais, aditivos alimentares, são ingredientes que não consumo no meu quotidiano. Porém a noite de Natal é uma noite diferente.

Que conselhos posso dar para minimizar o impacto destes ingredientes?

Começar por dormir uma boa noite de sono, entre oito a dez horas. O sono insuficiente causa resistência à insulina (1) (uma curta duração de sono, está associada a uma má intolerância à glicose e a um aumento de risco de diabetes tipo II).

Não acho, como de resto é usual ouvirmos, que o pequeno almoço seja a refeição mais importante do dia, mas neste dia poderá ser realmente importante e começar o dia com uma refeição com ovos mexidos (completos=gema+clara!) e um bom batido de frutas, legumes, kefir, sementes de linhaça biológicas e canela (óptima opção, já que melhora o metabolismo da glucose) (2) serão uma óptima opção. E claro, um café (sem açúcar ou qualquer adoçante!), já que o café tem a capacidade de melhorar a sensibilidade à insulina (entre outras coisas) (3)

Mais uma vez, o próximo conselho é  mais um daqueles que não costumo dar, beba muita água! E não costumo dar porque acho desnecessário (falta um artigo no blog sobre este assunto, mas a água é H2O e esta está presente na sopa que fazemos, na fruta, legumes e passar o dia a beber água engarrafada em plástico é antinatural e desnecessário), mas este é um dia para beber além da sede, para ajudar a aumentar a saciedade.

Treine!
Umas horas antes treine! Para além de esvaziar as reservas de glicogénio, o treino servirá para que parte da sua refeição seja utilizada para sintetizar massa muscular (minimizando assim parte das calorias que seria usadas para engrossar as reservas de gordura!) e também para melhorar a sensibilidade à insulina (4)

Por fim, DESFRUTE!
É verdade que a comida JUNK tem um enorme impacto na saúde, mas um deslize muito de vez em quando não vai ter um grande impacto negativo. E bem vistas as coisas até pode ser benéfico a nível psicológico.

BOM NATAL A TODOS OS SEGUIDORES JUNKFOOD UNMASK


Referências
1. Sleep Restriction for 1 Week Reduces Insulin Sensitivity in Healthy Men
2. Beneficial Effects of Cinnamon on the Metabolic Syndrome, Inflammation, and Pain, and Mechanisms Underlying These Effects – A Review
3. offee, Decaffeinated Coffee, and Tea Consumption in Relation to Incident Type 2 Diabetes Mellitus A Systematic Review With Meta-analysis
4. Exercise, glucose transport, and insulin sensitivity.