Ovos Caseiros vs. Ovos de Aviário


Os ovos são um dos alimentos mais completos e versáteis (já que se pode cozinhar de mil e uma maneiras) que temos à nossa disposição, apresentando uma combinação de proteína de alto valor biológico, gorduras saudáveis e múltiplas vitaminas e minerais.

Estamos perante a melhor fonte de proteína natural, pelo seu valor biológico, apenas ultrapassado pela Whey Protein. Com níveis elevados de vitaminas (A, D, K, B2, B5 e B12) e Minerais (Ferro, Fósforo e Potássio), com excelente aporte de Colina (estando deficitário na maioria da população), boa fonte de Omega-3 e pelo seu elevado valor proteico fornece uma excelente saciedade. 


A grande parte de todas estas qualidades estão nas Gemas e não nas Claras. A proteína do Ovo inteiro gera maior síntese proteica que a quantidade proteica equivalente procedente apenas da Clara de Ovo, como de resto pode ver aqui:

Consumption of whole eggs promotes greater stimulation of postexercise muscle protein synthesis than consumption of isonitrogenous amounts of egg whites in young men

Ainda anda a desperdiçar as gemas do Ovo?

Este artigo, serve para dar voz à resposta que sempre dou quando me perguntam, sobre o motivo de aconselhar ovos caseiros em detrimento dos ovos de aviário.

Um desses motivos tem a ver com a discrepância entre o êxito evolutivo e o sofrimento individual, que talvez seja a lição mais importante que podemos retirar da revolução agrícola.

Uma galinha contemporânea passará a vida enjaulada que nem lhe é permitido andar (no caso dos frangos, músculos fracos significa que a carne será macia e suculenta. Uma galinha selvagem tem uma esperança de vida de 7 a 12 anos, mas nós não a deixarmos viver mais que umas semanas). Em termos evolutivos, as galinhas representam uma das espécies animais mais bem sucedidas de sempre (com mais réplicas de ADN), ao mesmo tempo está entre as mais infelizes do planeta.

Posto isto, parece que ainda não aprendemos que os animais que nos servem ou fornecem alimentos não são COISAS!

Outro dos motivos prende-se com a qualidade do Ovo depender da qualidade de vida da Galinha. Os ovos comerciais (de aviário) são de galinhas que são colocadas dentro de gaiolas, galinhas essas que sofrem com o corte dos próprios bicos, não têm acesso ao ar livre, luz solar, ou alimentos naturais (pelo contrário, elas são alimentadas com rações de baixa qualidade que contêm antibióticos que são usados para controlar as doenças causadas pela superlotação e sujidade que está interligada com a quantidade de galinhas em tão curto espaço)

Há também ovos comerciais que se intitulam de ovos criados ao ar livre. Mas ser criado ao ar livre, pode significar que simplesmente que as gaiolas são expostas à luz solar, mas que mantêm todas as outras partes negativas dos ovos comerciais comuns: Não têm acesso a comida natural mas sim as rações convencionais neste tipo de criações (com antibióticos, com milho e soja GM). São ovos mais caros, mas que em nada aumentam a qualidade de vida do ovo e muito menos a qualidade de vida do próprio animal.


Por outro lado, os ovos caseiros são por norma de galinhas criadas em pequenas casas e campos de propriedade familiar e que deixam de parte todos os problemas encontrados nos ovos comercias:
  • As galinhas são alojadas em gaiolas espaçosas e em alguns casos andam livres grande parte do dia.
  • Têm acesso diário a pasto e a comida natural
  • Não são alimentados com antibióticos
  • Não são limpos em água, como é obrigatório nos ovos comerciais (Quando uma galinha põe um ovo a casca é coberta com um revestimento externo conhecido como a "flor". A flor seca rapidamente selando-o e não deixando as salmonelas e outras bactérias nocivas ao aparelho digestivo penetrarem no ovo. 
Eu sou um fã incondicional dos ovos caseiros pela qualidade nutricional, pelo sabor, cor e consistência destes quando comparado aos do aviário, já que têm:
  • 2/3 + Vitamina A
  • 2x + Omega-3
  • 3x + Vitamina E
  • 7x + Beta-Caroteno
  • 50% + Folato
  • 70% + Vitamina B12
  • 4x + Vitamina D
Felizmente tenho a felicidade de os ter disponíveis todos os dias. Mas para quem vive no Centro do Porto ou Lisboa é tarefa quase impossível encontrar destes ovos daí nesses casos aconselhar os Ovos Biológicos, que respeita o equilíbrio com a natureza com o modo de vida e a alimentação adequada para a Galinha.

Só vos deixo um "aviso", a partir do momento em que começarem a comer apenas e só destes ovos, vocês nunca mais irão ser felizes a comer ovos com gema cor de laranja (dos ovos comerciais).

1 comentário :

  1. Ovos biológicos serão os mesmos de "ovos caseiros"? ou os biológicos industriais também poderão ter antibioticos, etc?
    Onde arranjar ovos caseiros em Lisboa?

    ResponderEliminar

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates