sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Entre-refeições, as refeições chave para se manter saudável!!!

Desde um dos meus ultimos post´s (ver aqui) que me têm chegado, quer através de e-mail ou através de comentários aqui no JunkFood Unmask, pedidos de ajuda sobre o tema das entre-refeições. O que comer? Quais alimentos evitar? Sobre que tipo de macro-nutrientes deve incidir a minha escolha?

O tema é transversal a atletas, pessoas sedentárias, homens ou mulheres quase todos têm dúvidas sobre o que comer fora das refeições principais.
A vantagem destes pequenos lanches e entre refeições é sobretudo a nível do metabolismo e da saciedade. Lanches com boas porções de proteína e de gordura saudável irão nos manter saciados, ajudam a alimentar a massa muscular e sobretudo mantêm-nos com o metabolismo acelerado.Obviamente que diferentes tipos de corpos e de desgaste físico têm também diferentes necessidades nutricionais.

De forma generalizada, terá sempre de ser organizado no sentido de sair de casa com estes pequenos lanches preparados de antemão. Pois alimentos que vou aqui sugerir não estão disponíveis (infelizmente) em cafés, confeitarias ou máquinas automáticas de vending.

Lanche #1.
Punhado de Frutos Secos + 1 Maçã

Lanche #2
2 Ovos cozidos + 1 punhado de Frutos Secos


Lanche #3
Mousse de Iogurte:
Misture numa malga, 1 Iogurte Grego Original Natural (sem açúcar e sem sabor) + 1 colher de sopa de sementes de chia + 1 punhado de Frutos Secos



Lanche #4
Mousse Proteica:
Misture numa malga, 1 Iogurte Grego Original Natural + 1 punhado de Nozes + 1 colher de sopa de whey protein (acima de 75% de proteína)

Lanche #5
Ovos Mexidos, cozinhados com óleo de coco:
2 Ovos completos + 1 colher de sopa de flocos de aveia + 1 colher de sopa de bagas de goji (juntar as bagas de goji com os ovos mexidos, após estes serem cozinhados com a aveia)

Lanche #6
Salada de Frango ou Atum:
Alface, tomate, cebola ou brócolos a gosto mais 1 peito de frango desfiado. Temperar com 2 colheres de sopa de azeite extra virgem.

Lanche #7
Batido Proteico:
15g Whey (dependendo do seu peso) + 1 colher de sopa de óleo de coco
(misturado com água)

Lanche #8
Panquecas Proteicas:
Ingredientes: 2 ovos, 15g whey (sabor à escolha), 1 colher de flocos de aveia, 50ml de água, 1 colher pequena de bicarbonato de sódio.
Juntar tudo num liquidificador e bater até ficar cremoso. Colocar numa frigideira untada com óleo de coco. Et voilá...

***Com estes alimentos que aqui coloquei, podem ser inventados centenas de lanches e entre-refeições. Haja imaginação.
***Estas quantidades foram aqui colocadas a título de exemplo, pois como já referi terá que ser respeitado a individualidade e sobretudo as necessidades nutricionais de cada um.
***Como pode reparar, os ovos são um excelente aliado de uma dieta saudável. Se ainda tem medo deles devido ao colesterol. Tem aqui a sua resposta.|Colesterol|

Bem depois de qualquer uma destas entre-refeições, só fica a faltar mesmo o cafézinho! Mas não se esqueça, sem açúcar ou adoçantes!!!

Agora já não há desculpas, para continuar a comer as bolachinhas do costume, o bolinho ou a torradinha do café. Organize-se, leve preparado já de casa os seus lanches, para o bem da sua saúde e da sua composição corporal.











12 comentários:

  1. Boas dicas e muito saborosas. Sem dúvida muito mais saudáveis que os bolinhos e a torradinha do café.

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  2. Boa tarde,

    Onde se pode comprar o whey protein?

    Obrigada.

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  3. É muito bom assistir-se à mudança de mentalidade. Mais pessoas assim são precisas! Finalmente lanches sem bolacha maria, bolacha água e ou pão com manteiga.
    Sucesso!

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  4. o oleo de coco é usado para substituir o que ?

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    1. O óleo de coco, pode ser usado de muitas maneiras, mas na culinária pode ser usado como substituto de óleos vegetais ou até mesmo do azeite para cozinhar. Visto que o óleo de coco suporta altas temperaturas sem sofrer modificações ao contrário por exemplo do Azeite.

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    2. Muito obrigado pela resposta :) já agora para quem não tem whey o que pode usar para substituir?

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  5. O Iogurte Grego Original Natural é, por exemplo, aquele pote de 1Kg que se vende no Lidl?

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    1. Olá,
      Sim, esse mesmo. Não diria melhor!

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    2. Boa :)) Já agora gostava de sugerir um tópico, se for do seu interesse. Em relação aos iogurtes naturais magros, já li por aí que têm adição de açucares, mesmo os naturais! Embora não apareça nada de suspeito nas etiquetas! O Lidl agora tem um pote de 1Kg de Iogurte Grego Light que parece inofensivo, e se não houver nenhuma conspiração por trás então era mesmo um produto perfeito. Só uma ideia! Obrigada pela resposta :))

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  6. Uma questão: nestes pequenos lanches não pode haver nada relacionado com pão ou fiambre de aves?

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