sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Bolachas Dinossauros...Crianças Saudáveis!

O Slogan é este:
"Em Dinossauros estabelecemos um forte compromisso com a promoção de hábitos de vida saudáveis para as crianças, especialmente com uma alimentação variada, equilibrada e saudável e um estilo de vida activo"


Bolachas "Dinosaurus", com a colaboração da Associação Espanhola de Pediatria.



Ingredientes: Cereais 67% (farinha de TRIGO, farinha de CENTEIO, farelo de TRIGO, amido de TRIGO), açúcar, óleos vegetais de girassol alto oleico 10% e palma, sal, soro de LEITE em pó, levedantes (bicarbonatos de amónio e de sódio), LEITE em pó magro, xarope de glucose e frutose, aroma, antioxidantes (E304, E306) e vitaminas (Tiamina, Riboflavina, Niacina, Ácido pantoténico, Vitamina B6, Ácido fólico, Vitamina B12).

Tudo aquilo com que as doenças de "civilização" precisam, estas bolachas têm (1):
  1. Alta Carga Glicémica  
  2. Baixa densidade de micronutrientes 
  3. Distribuição de Macronutrientes completamente desregulada 
  4. pH ácido 
  5.  Alto potencial Inflamatório
  6. Rácio Omega-6/Omega-3 
  7. Rácio Sódio/Potássio           
Sem palavras!

Referência:

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Os Perigos de um Intestino Permeável: A porta biológica para a Auto-imunidade, Inflamação e Cancro

"Um forno cuja porta não se fecha não assa os seus pães"

O intestino humano é revestido por uma camada única de células, é também povoado por uma comunidade complexa de parceiros microbianos que são muito mais numerosos do que as células do próprio intestino.

Em condições normais, as células intestinais formam uma barreira estreita e selectiva (entrando apenas os nutrientes essenciais e comuns, porque são reconhecidos como benéficos!). Para que esses nutrientes entrem através dessa barreira é preciso que as "junções de oclusão" (que funcionam como uma ponte móvel) regulem a passagem desses nutrientes.

Quando estas "ponte móvel" é desregulada em indivíduos geneticamente suscetíveis, podem ocorrer desordens auto-imunes, inflamatórias e neoplásicas

Mas o que é que acontece com um intestino permeável?
As funções primárias do tracto gastrointestinal têm sido tradicionalmente consideradas como limitadas à digestão e absorção de nutriente, electrólitos e à homeostase da água. Uma análise mais atenta das características anatômicas do tracto gastrointestinal, no entanto, sugere que outra função extremamente importante deste órgão é a sua capacidade para regular o tráfico de macro-moléculas entre o ambiente e o hospedeiro através de uma barreira. Na condição de um intestino permeável, as junções de oclusão não conseguem ser eficientes e não se fecham na sua totalidade, abrindo espaço a uma passagem indiscriminada dessas macro-moléculas.

A zonulina é a proteína humana responsável por modular a permeabilidade intestinal(1), é ela que regula a abertura ou o fecho da barreira epitelial do intestino. Dentro dos vários gatilhos, estão identificados o glúten (gliadina) e a SIBO como os mais potentes. Em doenças auto-imunes (com a diabetes tipo I+doença celíaca) sugerem que quando o tráfico das macro moléculas é desregulado em indivíduos geneticamente susceptíveis podem ocorrer distúrbios auto-imunes (talvez através do processo já conhecido, como sendo uma das hipóteses, molecular mimicry)

Diabetes tipo I, doença celíaca, esclerose múltipla, artrite reumatóide, doenças tumorais, todas elas doenças com denominador comum: INTESTINO PERMEÁVEL!

E o que causa essa permeabilidade?
- Glúten (2)
- SIBO (small intestinal bacterial overgrowth) (3)
- Baixos níveis de Zinco e Vitamina D (a vitamina D, desempenha um papel fundamental na saúde da mucosa intestinal (4)
- Stress crónico (5)
- Anti-Inflamatórios não esteróides (6)
- Aditivos alimentares (7)
- Antibióticos
- Álcool (9)


O que nos sugere Alessio Fasanopara (maior autoridade mundial para a permeabilidade intestinal) é que esses processos podem ser detidos pelo restabelecimento da barreira intestinal dependente da função da zonulina. (10)

Referências:
1. Zonulin, regulation of tight junctions, and autoimmune diseases
2. Gliadin, zonulin and gut permeability
3. Small intestinal bacterial overgrowth, intestinal permeability, and non-alcoholic steatohepatitis
4. Vitamin D deficiency promotes epithelial barrier dysfunction and intestinal inflammation.
5. Breaking down the barriers: the gut microbiome, intestinal permeability and stress-related psychiatric disorders
6. Effect of non-steroidal anti-inflammatory drugs and prostaglandins on the permeability of the human small intestine.
7. Changes in intestinal tight junction permeability associated with industrial food additives explain the rising incidence of autoimmune disease.
8. Antibiotic Treatment Affects Intestinal Permeability and Gut Microbial Composition in Wistar Rats Dependent on Antibiotic Class
9. Alcohol, Intestinal Bacterial Growth, Intestinal Permeability to Endotoxin, and Medical Consequences
10. Zonulin and its regulation of intestinal barrier function: the biological door to inflammation, autoimmunity, and cancer.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Beta Alanina - Efeitos na Performance Desportiva

Através da bem definida e documentada acção da B-Alanina como substrato de carnosina (com grande contributo para o buffering dos iões de hidrogénio, durante exercícios de alta intensidade) a BA eleva significativamente os níveis de carnosina nas fibras musculares tipo I e II ", baixando a acumulação de hidrogénio que ocorre durante exercícios de alta intensidade e há ainda o aumento da sensibilidade das fibras contracteis.

O pH muscular baixo (a acidose muscular interfere com inúmeros processos metabólicos que irão resultar numa menor produção de energia e fadiga) e acumulação de H+ (esta acumulação está comprovado que corrompe a re-síntese de phosphorylcreatine/inibe a glicolise/corrompe a função contractil directamente) são a primeira causa de fadiga em exercícios intensos de curta duração.

+carmosina
+pH
-ioeshidrogenio
=melhor performance

Effects of β-alanine supplementation on exercise performance: a meta-analysis.

Esta meta análise mostra que a beta-alanina funciona melhor em exercícios entre 60-240segundos, se extrapolarmos e aplicarmos os resultados desta meta análise a um desporto com duração inferior a 240segundos, como a corrida dos 1500M, há melhorias em média (resultado em média das diferentes investigações presentes nesta meta análise) de 6segundos, o que poderá significar uma subida dos últimos lugares até a um lugar no pódio nos jogos olímpicos.

Dosagens
A carnosina encontra-se em altas concentrações no músculo esquelético e a sua suplementação aumenta o conteúdo de carnosina. O esudo suplo-cego de Stellingwerff (Effect of two β-alanine dosing protocols on muscle carnosine synthesis and washout) foi realizado com dois protocolos distintos (1) com doses mais elevadas durante 4 semanas, seguido de mais quatro semanas com doses mais baixas (2) com doses baixas durante as oito semanas (3) Placebo, diz-nos resumidamente, que mais importante não será tanto a quantidade ingerida num só dia de Beta Alanina, mas sim o total consumido num total das 8 semanas.

As dosagens usadas neste estudo foram 3,2g e 1,6g de BA por dia.


sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Preparando o Natal...Conselhos!


Açúcar, farinha, leite, óleos vegetais, aditivos alimentares, são ingredientes que não consumo no meu quotidiano. Porém a noite de Natal é uma noite diferente.

Que conselhos posso dar para minimizar o impacto destes ingredientes?

Começar por dormir uma boa noite de sono, entre oito a dez horas. O sono insuficiente causa resistência à insulina (1) (uma curta duração de sono, está associada a uma má intolerância à glicose e a um aumento de risco de diabetes tipo II).

Não acho, como de resto é usual ouvirmos, que o pequeno almoço seja a refeição mais importante do dia, mas neste dia poderá ser realmente importante e começar o dia com uma refeição com ovos mexidos (completos=gema+clara!) e um bom batido de frutas, legumes, kefir, sementes de linhaça biológicas e canela (óptima opção, já que melhora o metabolismo da glucose) (2) serão uma óptima opção. E claro, um café (sem açúcar ou qualquer adoçante!), já que o café tem a capacidade de melhorar a sensibilidade à insulina (entre outras coisas) (3)

Mais uma vez, o próximo conselho é  mais um daqueles que não costumo dar, beba muita água! E não costumo dar porque acho desnecessário (falta um artigo no blog sobre este assunto, mas a água é H2O e esta está presente na sopa que fazemos, na fruta, legumes e passar o dia a beber água engarrafada em plástico é antinatural e desnecessário), mas este é um dia para beber além da sede, para ajudar a aumentar a saciedade.

Treine!
Umas horas antes treine! Para além de esvaziar as reservas de glicogénio, o treino servirá para que parte da sua refeição seja utilizada para sintetizar massa muscular (minimizando assim parte das calorias que seria usadas para engrossar as reservas de gordura!) e também para melhorar a sensibilidade à insulina (4)

Por fim, DESFRUTE!
É verdade que a comida JUNK tem um enorme impacto na saúde, mas um deslize muito de vez em quando não vai ter um grande impacto negativo. E bem vistas as coisas até pode ser benéfico a nível psicológico.

BOM NATAL A TODOS OS SEGUIDORES JUNKFOOD UNMASK


Referências
1. Sleep Restriction for 1 Week Reduces Insulin Sensitivity in Healthy Men
2. Beneficial Effects of Cinnamon on the Metabolic Syndrome, Inflammation, and Pain, and Mechanisms Underlying These Effects – A Review
3. offee, Decaffeinated Coffee, and Tea Consumption in Relation to Incident Type 2 Diabetes Mellitus A Systematic Review With Meta-analysis
4. Exercise, glucose transport, and insulin sensitivity.

sábado, 19 de novembro de 2016

Leite Biológico, Vacas Felizes


Esta publicidade ao leite biológico, não deixa der curiosa, porém:

E no resto do leite? Que é só a grande parte do leite vendido em Portugal:
-As vacas não são Felizes
-As vacas não vivem num ambiente livre
-O ciclo de reprodução não é respeitado
-O ciclo de crescimento não é respeitado
-Não dão boa vida às vacas e com isso não produzem bom leite
-Não respeitam o ecossistema


Será assim?

Quanto ao consumo de leite, deixe aqui o trabalho de investigação feito por quem realmente sabe da matéria
*The impact of cow’s milk-mediated mTORC1-signaling in the initiation and progression of prostate cancer
*The Western diet and lifestyle and diseases of civilization
*Metabolic effects of milk protein intake strongly depend on pre-existing metabolic and exercise status
*Hoppe C, Molgaard C, Juul A, Michaelsen KF. High intakes of skimmed milk, but not meat, increase serum IGF-I and IGFBP-3 in eight-year-old boys. Eur J Clin Nutr 58, 1211-1216
*Dairy and milk consumption and child growth: Is BMI involved? An analysis of NHANES 1999-2004


sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Mars & Snickers Protein Bar, Health & Personal Care?!?

Mars Protein Bar? É verdade o mundo do Junkfood está-se a reinventar.

Mas chegará o nome "protein" para rotular de alimento saudável? A verdade é que ao fazer uma breve pesquisa vi (como era já de esperar) estes produtos serem colocados no separador:"Health & Personal Care".


Leite Magro em pó, Leite Condensado, Xarope de glicose, Xarope invertido, óleo de palma, açúcar, mono e diglicerídeos de ácidos gordos, sal.....

Com isto quero dizer:
Densidade de micronutrientes, BAIXA
Rácio Omega-3/Omega-6, desajustadissimo
Quantidade de fibra, BAIXA
pH, ácido
Proteínas de baixa qualidade
Gorduras de baixa qualidade
Hidratos de carbono de baixa qualidade

NÃO É UM PRODUTO SAUDÁVEL!
NÃO DEVEMOS ROTULAR DE SAUDÁVEL PRODUTOS, APENAS E SÓ PORQUE TÊM OU NÃO PROTEÍNA!

sábado, 22 de outubro de 2016

Probióticos, indicações clínicas sugeridas


Conhecidos por serem fortes aliados da flora intestinal os probióticos podem ser uma ajuda preciosa nas seguintes indicações clinicas:

  • ONCOLOGIA
  1. Para prevenir o desenvolvimento do cancro
  2. Limitar o progresso do crescimento maligno
  3. Melhorar a qualidade de vida dos pacientes com cancro
  • IMUNOLOGIA 
  1. Estimular o sistema imunitário em pacientes imunossuprimidos
  2. Reduzir a rejeição precoce em doentes transplantados
  • ALERGOLOGIA
  1. Reduzir as manifestações alérgicas
  • REUMATOLOGIA
  1. Reduzir o desenvolvimento e os sintomas da artrite reumatóide 
  • NEFROLOGIA
  1. Prevenir infecções em pacientes de hemodiálise 
  • CIRURGIA
  1. Para reduzir a morbidade cirúrgica 
  • GASTROENTEROLOGIA
  1. Prevenir e reduzir diarreia 
  2. Tratar diarreia associada ao tratamento com antibioticos 
  3. Prevenir e reduzir infecções por helicobacter
  4. Reduzir os sintomas da síndrome do intestino irritável
  • NUTRIÇÃO CLÍNICA
  1. Para pessoas ou pacientes que não podem comer a quantidade recomendada de frutas e legumes frescos
  2. Para pacientes que estão a ser nutridos por uma forma diferente da gastro-intestinal
  • DOENÇAS INFECCIOSAS
  1. Para melhorar a qualidade de vida e reduzir a morbidez em doentes com HIV
  • HEMATOLOGIA
  1. Para prevenir complicações em pacientes com doenças hematológicas graves
  • GINECOLOGIA
  1. Para reduzir a vaginose bacteriana (infecção)

Numa dieta "moderna" composta por muitos poucos micro organismos probioticos, demasiados factores de crescimento e hormonas provenientes da maneira como fazemos crescer os animais que comemos hoje em dia e do leite bovino ingerido sem precedentes na nossa evolução (que atrasa a apoptose, a morte de células que ocorre como uma parte normal e controlada do crescimento ou desenvolvimento de um organismo e melhora o desenvolvimento de tumores), demasiado açúcar refinado, poucas fibras, muito sódio, poucos antioxidantes acha que deve deixar de parte a toma de probioticos?

Da dieta ancestral para a dieta moderna há um mundo de diferenças: