COWspiracy, Sustentabilidade...e o Verdadeiro Dilema do Omnívoro: O Que Devemos Comer?

O documentário COWSPIRACY tem uma tese simples e questiona-nos sobre o que está a ser feito sobre o impacto da agricultura animal no meio ambiente? A falta de respostas por parte de várias instituições ambientalistas vai surpreender e confundir o espectador. A juntar a este facto temos várias informações apresentadas sobre as consequências do agro-negócio à escala global que nos fará pensar várias vezes antes de comermos carne novamente.


Embora encontre algumas falhas, sobretudo muito pouco foi dito sobre o verdadeiro impacto não dos animais mas da ração que actualmente serve de comida para o gado que comemos, este documentário fez-me pensar, procurar e questionar (como sempre faço) toda a informação que me foi transmitida.

Aqui à dias li um artigo no The Wall Street Journal que vem de encontro com algo que também já pensava, afinal e ao contrário que nos diz o documentário Cowspiracy, quando o Gado é alimentado com pasto (e não com Milho e Soja OGM como base da ração) é também uma forma importante e uma excelente estratégia para combater o aquecimento global, afinal estamos a falar de restabelecer o carbono para o solo (desde a novas práticas agrícolas que dependem dos fertilizantes químicos, com base no azoto sintético proveniente de energia fóssil. Já escrevi um artigo inteiro dedicado a este tipo de agricultura, que pode ser visto aqui:Será a Agricultura Moderna que nos está a Engordar??!!)

O mais importante do gado é que ele pode viver apenas dos pastos. E o que pode haver de melhor para proteger a água, o solo e o clima que pastos densos??

Para melhor compreensão do problema sugiro que vejam os seguintes vídeos:




A apresentação de Allan Savory com uma ideia simples e natural, usando uma gestão cuidadosa dos animais para estimular o crescimento de ervas, animais e que coloca grandes quantidades de gases com efeito estufa do ar para o solo.

Precisamos de carne (de qualidade) para nos mantermos saudáveis, mas a realidade é que somos população a mais para a demanda mundial actual de carne (não é possível fazermos duas ou três refeições diárias de carne)...e isso faz com que a produção actual de gado seja tipo FastFood e é essa produção rápida que tem um impacto brutal no Ambiente.

Enviar um comentário

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates