H20, Com ou Sem Sabor...Algumas Considerações

"Mantém o teu corpo bem hidratado com H20 da Prozis, uma alternativa à água mais saborosa, otimizada com vitamina C. Desfruta da tua bebida vitamínica!" (????!)
Com o crescente reconhecimento da importância da ingestão adequada de água para a saúde (1) estas mensagens resultam, o que deixa a industria que as vende Feliz, afinal as pessoas bebem um produto pior que água a preço inflacionado.

PVP. 2.89€
Ingredientes: Maltodextrina, Acidificantes, Aromas, Espessantes, Corantes, Reguladores de Acidez, Edulcorantes, Ácido L-Ascorbico 

Mas a ingestão de água não tem de ser em forma de água cheia de aditivos como estas saquetas ou através de água engarrafada. As recomendações que nos dizem para beber 2L de água por dia, mesmo não tendo sede, não têm grande evidência (2,3) e são no mínimo anti-naturais já que temos um mecanismo homeostático afinado durante milhares de anos que nos permite perceber quando devemos ingerir água. Historicamente falando, nunca aconteceu bebermos 2L de água engarrafada por dia, como acontece nos dias de hoje!

Os alimentos deveriam ser uma fonte importante de água, como aliás sempre foram. Os legumes e as frutas são constituídos principalmente por água (A carne, o peixe e os ovos são também fontes importantes de água), obviamente que dos alimentos ultra-processados, como por exemplo uma bolacha, não se pode dizer o mesmo.
Quanto mais alimentos processados ingerir, mais necessitará de água engarrafada.

Se deseja água com sabor, sempre pode comer sopa, fazer um caldo de ossos, beber café ou fazer uma infusão de chá.

Beba água engarrafada apenas quando necessário, esqueça definitivamente esta H20 infusion, coma mais alimentos reais ricos, naturalmente, em água e abandone as bebidas e os alimentos ultra-processados, afinal água é H20 e sendo vital para nós seres humanos está presente em quase todos os alimentos reais.

Se estas razões expostas não foram suficientes, aqui fica mais uma razão para evitar beber os 2L de água através de águas engarrafadas (só porque tem de atingir a meta dos 2L de água!?), como é o caso deste desregulador endócrino: Bisphenol A (4), assim como a outros compostos problemáticos encontrados no plástico. O bisfenol A é um composto utilizado para a fabricação de plásticos e resinas. Poderemos encontrá-lo em garrafas e nos revestimentos das latas. Sabe-se que a exposição leva a aumentos significativos de BPA no sangue. Quanto mais água engarrafada bebermos, mais expostos estaremos a poluentes.

E em relação à imagem apresentada temos de acrescentar os espessantes, adoçantes, acidificante e açúcares presente na formula. E tudo isto para te ajudar a beber mais água ao longo do dia? E será que faz sentido? Qual o custo? Qual o beneficio?

O "segredo" para perder peso ou para nos mantermos saudáveis não será certamente a ingestão desta água com sabor ou de 2L de água engarrafada por dia, mas sim uma dieta e estilo de vida saudável! 

PS. Existem circunstâncias excepcionais em que se torna aconselhável beber para além da sede (ou beber abaixo do que deseja beber, que o digam os pacientes renais crónicos em hemodiálise!) mas não estamos a falar da população em geral, mas sim de casos específicos.

#eatrealfood
#códigodesconto


(1). https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20646222
(2). https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16551310?dopt=Abstract
(3).https://www.researchgate.net/…/11084471_Drink_at_least_eigh…
(4). https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2737011/


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