Leite, tudo o que precisas saber

O tema do Leite é dos assuntos mais controversos e sensíveis em Nutrição.

E começa logo pelas denominações (leite magro, leite gordo...) o leite menos processado não se deveria chamar de gordo, mas sim de integral (nesse aspecto os nossos amigos Espanhóis não confundem tanto os consumidores, já que chamam ao leite "gordo" de leite inteiro), talvez se assim fosse, o consumidor Português estivesse mais consciente do leite que queria realmente comprar.
Outro factor para avaliarmos a sua qualidade é a sua proveniência. O leite de vaca proveniente de animais de pasto contém até 5x mais de ácido linoleico conjugado (ver aqui) e maior quantidade de Omega-3 (ver aqui).
Outros problemas associados ao Leite Comercial de pouca qualidade:
- Quantidade de antibióticos administrados às Vacas
- (e em alguns Países, onde é permitido) uso de hormonas que estimulam uma produção alta de Leite.
- Tratamentos químicos para:
Retirar odor, para extrair a nata (no leite magro), para extrair a lactose (no leite sem lactose). Daí a importância de consumir leite pouco processado. Quanto mais processado, mais prejudicial é.
- E pior de tudo, a qualidade de vida que o animal tem (como de resto, também já foi abordado AQUI!)
Possível contribuição do Leite no Cancro:
- Factor de crescimento IGF-1, geralmente está associado o aumento de IGF-1 com maior risco de cancro (ver aqui)
- Estrogénio (ver aqui)
- Outras hormonas ligadas à proliferação de células cancerígenas
(Mas não devemos analisar dados isolados, já que o Leite (gordo) também contém compostos protectores como o ácido linoleico conjugado ou os compostos bioactivos do soro do leite contida na parte proteica do leite de vaca (ainda que apenas seja referente a apenas 20% da parte proteica do leite de vaca))
Doenças Auto-Imunes:
Há diversos estudos que encontram associação entre leite e doenças auto-imunes. Um dos casos mais estudados é na Diabetes tipo I (ver aqui). Em qualquer caso, ocorrerá sempre em pessoas predispostas geneticamente e com uma barreira intestinal comprometida.
Se por outro lado, se apenas bebes leite para fortalecer os teus Ossos o melhor é esquecer e iniciares a pratica de uma actividade física (sobretudo treino de FORÇA) já que a actividade física é mais importante para fortalecer os teus ossos, que tomar ou deixar de tomar Leite (ver aqui).
Não utilizes o leite como principal fonte de cálcio. Os vegetais devem ser a base da tua dieta e lá encontras as melhores fontes de cálcio:
Couve-Galega
Grelo de Couve
Grelo de Nabo
Couve Portuguesa
Brócolos
Couve Lombarda
Couve Branca
...
Adiciona a isto algum tipo de Peixe em que possas comer as espinhas (ou melhor ainda o peixe inteiro e não apenas a sua "carne") e tens aqui um excelente menu de Cálcio.
Deves beber Leite?
Não sei.
Sei apenas que devias limitar o seu consumo para que não seja a base da tua dieta, dando prioridade às frutas e vegetais. E que alguns dos seus riscos e benefícios estão dependentes da tua individualidade. Além disso o leite, mesmo o integral (conhecido como Gordo) não é a melhor fonte de lacticínios, deves dar prioridade aos que são fermentados (como o Iogurte e o Kefir) como aliás já expliquei noutra publicação (VER AQUI).

Enviar um comentário

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates