Sumo de Laranja Natural, será ele saudável?

Faz parte do senso comum a suposição de que os sumos de fruta fazem parte de uma dieta saudável. Esse raciocínio parece lógico simplesmente porque são bebidas derivadas da fruta.

Para piorar, há ainda publicidade dos fabricantes de sumos naturais, que referem que beber um copo de sumo natural é o equivalente a comer um "X" numero de peças de fruta.

Pois bem, deixem-me que vos diga desde já a resposta, antes mesmo de me justificar. Beber sumo de laranja, ou outro qualquer sumo natural, é muito diferente de comer uma laranja e isso tem impacto na saúde. Diabetes, disfunções no fígado e doenças cardiovasdculares são problemas sérios que pode encontrar com a toma contínua destes "sumos saudáveis", como pode verificar aqui.

Análise nutricional - Laranja
Como podemos verificar, uma laranja tem 14g de açúcar. O açúcar encontrado na laranja é a frutose que é rapidamente absorvido no aparelho digestivo, sobretudo quando lhe é extraída a parte da fibra, como acontece nos sumos de laranja naturais.
A fibra é conhecida por retardar a digestão e absorção dos nutrientes. O que acontece num sumo de fruta natural que seja produzido com duas ou três laranjas, onde lhe é extraído a fibra é que vai criar grandes quantidades de frutose (cerca de 40g) a inundar as células do fígado (a frutose não provoca picos de insulina e as únicas células capaz de a utilizar estão no fígado, onde aí é convertido em glicogenio ou utilizada como fonte de energia pelo fígado) num curto espaço de tempo.

Os problemas começam aqui, pois quando o fígado utiliza a frutose como fonte de energia, aumentam os níveis de triglícerideos e de LDL assim como a resistência à insulina (ver aqui:  uma dieta rica em frutose, aumenta a adiposidade visceral , promove a dislipidemia, e aumenta a resistência à insulina).

Para evitar riscos para a saúde deveremos limitar a ingestão de frutose a não mais de 10g por dia, quando isolada das fibras. A minha recomendação passa sempre pela ingestão de duas peças de fruta por dia e isto quando não estamos num plano para perca de gordura corporal.

É igualmente, importante esta questão pois fica aqui desmascarado o porque de ser fundamental evitar xaropes de frutose que estão adicionados em muitos dos "alimentos" industrializados. Abre ainda margem para mais questões, quando no próprio rótulo desses ditos alimentos é imperceptível saber qual a quantidade de xarope adicionada ao "alimento". Sendo impossível ao consumidor saber quantas gramas de frutose está a consumir.

Como aqui ficou patente, a frutose quando separada das fibras é perigosa.

Resumidamente, a quantidade de frutose num sumo de laranja é demasiadamente alta para que o fígado seja capaz de processar de uma maneira saudável e quando repetidamente ingerida, essas quantidades de frutose podem aumentar o risco de doença cardiovascular e diabetes tipo 2.

Portanto, se quer se manter saudável, faça como lhe recomendei num post anterior e beba apenas e só água!!!

6 comentários :

  1. bebo 4 litros de sumo as vezes por dia no meu p
    os treino estou rijo como o aço!!! oh yeahhhhhhhhhh

    ResponderEliminar
  2. Boa Tarde Ascelotus,

    Mesmo no pós-treino há hidratos de carbono bem melhores que podes comer para repor glicogenio..como ficou demonstrado em diversos estudos a frutose não é uma boa escolha e tem implicações na saúde a longo prazo!

    ResponderEliminar
  3. Ja agora qual é/ são os melhor(es) tipo de hidratos de carbono para ingerir no pos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gilberto, se for em refeição sólida podes usar o arroz basmatti. Caso optes por fazer o pós-treino em batido, podes e deves usar a maltodextrina.
      Obrigado

      Eliminar
  4. Quantas peças de fruta aconselha num período de cutting sério e e sim quais são mais recomendadas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miguel, desde já obrigado pela tua participação no blog.

      Uma fase de secagem, passa por várias fases e além de alterar muito dentro do próprio indivíduo ao longo dos meses de secagem, também ela altera consoante o atleta em questão.

      Pode haver fases em que se coma 1peça de fruta e outras que até não se coma nenhuma. Mas não te posso dar uma resposta tão directa como pretendes, pq realmente a dieta n é estática e não é igual para todos.

      Obrigado

      Eliminar

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates