Sem mais demora, o ingrediente que vos venho falar hoje e que é partilhado pelos alimentos aqui apresentados (entre outros partilhados por este tipo de produtos alimentares) é o óleo de palma.
Nome simpático este: Pão de Leite!! Quem diria que tem esta quantidade de ingredientes processados!! |
Clicar na imagem, para a ampliar |
Esta bolacha Maria, é sugar free (diz na frente da embalagem), mas não deveria ser antes: JUNK FREE?! Clicar na imagem, para a ampliar. |
Pois bem, como pode verificar o óleo de palma está presente (em quase tudo que é produto alimentar) nestes três alimentos graças à sua natureza rica em gorduras saturadas que o torna sólido à temperatura ambiente (sendo desta forma uma gordura barata que é considerada já a substituta de outras gorduras Trans), mas qual o seu impacto ambiental?
O tema não é novo, mas a produção de óleo de palma está a desbastar grandes áreas de floresta tropical (ver aqui) e outros ecossistemas que estão a ser destruídas para a sua plantação em Monoculturas (este tipo de cultivo arrasta consigo o problema da erosão dos solos; poluição do solo e da água, entre outros).
Este cultivo sofreu um boom à custa da versatilidade da gordura de palma. Ela pode ser usada para todo e qualquer alimento industrializado (desde estes que vos mostrei até margarinas), mas também para champô e até, imagine-se,combustíveis.
E na nossa saúde? Porque deveremos evitar o seu consumo? Segundo este estudo levado a cabo pelo departamento da Agricultura dos estados Unidos, o óleo de palma continua a não ser um bom substituto para as gorduras trans (a verdade é que o uso de óleo de palma refinado, em vez das gorduras vegetais trans, trazem vantagens num quadro nutricional elaborado pelas empresas das diferentes marcas deste tipo de produtos alimentares. Afinal retiram a palavra trans, do seu rótulo!)
- Involvement of Inflammation and Adverse Vascular Remodelling in the Blood Pressure Raising Effect of Repeatedly Heated Palm Oil in Rats
- Palm oil taxes and cardiovascular disease mortality in India: economic-epidemiologic model
- Virgin Coconut Oil (VCO) Decreases the Level of Malondialdehyde (MDA) in the Cardiac Tissue of Experimental Sprague-Dawley Rats Fed with Heated Palm Oil
O baixo custo deste ingrediente no fabrico de alimentos industriais esconde o alto impacto que este tem nos solos, na águas e até na destruição de florestas!
Enviar um comentário