Bolacha de Água e Sal..Algumas Considerações

Não sei porque motivo, nem desde quando as bolachas de água e sal são consideradas parte de uma alimentação saudável, mas na realidade elas aparecem em tudo que é cardápio "saudável".

E isso pode ser visto aqui:

Esta imagem foi retirada de uma página da internet dedica ao controlo da Diabetes(??!)

Mas não é única fonte de informação que podemos ver um cardápio deste género:


Isto tudo (há muito tempo) que me levou a questionar, mas o que terá assim de tão bom as bolachas de água e sal?

Ingredientes: Farinha de Trigo, Gordura vegetal (palma), dextrose, soro do leite em pó, extracto de malte, levedantes químicos (bicarbonato de amónio e bicarbonato de sódio), sal, emulsionante (lecitina de soja), aroma e antioxidante (metabissulfito de sódio)
Quando é exposto desta maneira, a máscara cai! Este alimento não é saudável, não deveria ser parte de uma dita alimentação saudável e muito menos deveria fazer parte de um alimento para diabéticos!

Farinha de trigo, óleo de palma, dextrose, sal, aroma, levedantes e emulsionantes são no fundo a base de qualquer alimento JUNK e pode confirmar isso mesmo lendo os ingredientes de qualquer alimento de pacote do supermercado!

Ainda vão andar a induzir em erro e a criar confusão mental a quantos milhões de pessoas??!

Quando são entidades como estas a partilhar isto, o futuro não se adivinha animador:


Mas nada me surpreende, tendo em conta a roda dos alimentos, onde os hidratos de carbono (farináceos e massas) representam grande parte da dieta (saudável). E se uma pessoa que pretende perder peso decide recorrer a um médico (ou nutricionista) sem querer generalizar, é com refeições com bolacha maria/bolacha de água e sal/copinho de leite que lhe "solucionam" a dieta. E funciona, perde peso (sempre que haja um balanço negativo, com a energia que despende, isso acontece).

Mas é a melhor maneira de o fazer? E depois, vai conseguir manter o peso? São alimentos destes que fez o nosso corpo evoluir nos últimos milhares de anos? Claro que não (além do mais, a restrição calórica reduz a taxa metabólica e paga o preço da adaptação do organismo à carência energética)!!!

Por essa lógica (balanço energético negativo) tem aqui uma boa dieta de...Twinkie (que sabem bem melhor que as bolachinhas de água e sal!

Twinkie diet helps nutrition professor lose 27 pounds

Enviar um comentário

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates