Vou apenas contar a história do Helder, um amigo que quando conheci tinha mais de 100kg (e que incluía uma barriga considerável) de apenas 26 anos de idade e com historial de diabetes tipo II na família.
Quando me pediu ajuda para perder peso, o seu comportamento aparentemente indiferente fez-me pensar que iria ser um caso difícil tendo em conta o seu historial de viciação em alimentos processados. Mas apesar de todo esse aparente comportamento de negação (em sair da zona de conforto) e vicio causado pelo açúcar e trigo (como já foi referido aqui) consegui transmitir-lhe as minhas ideias.
Os resultados esses apenas demoraram 4 dias, sim 4 dias. Em 4 dias o Helder perdeu 4Kg.
Este caso que aqui vos trouxe está longe de ser único, na verdade é o que acontece quando eliminamos o trigo, o açúcar e todos os alimentos JUNK. Ao serem eliminados deixam de desencadear níveis altos de glicemia e respostas exageradas de insulina. Eliminamos deste modo o ciclo de fome e de saciedade momêntanea e eliminamos o factor "vicio" da nossa dieta. Ou conhece alguma pessoa que seja viciada em bifes ou em ovos ou legumes????
Em todo caso não basta eliminarmos todos estes pseudo alimentos, temos de suprimir a lacuna calórica deixada por eles por alimentos à seria.
O que acontece é isto mesmo, perda de peso, aumento de energia, melhoria da composição corporal, melhor sensibilidade à insulina, reduz quase a zero a possibilidade de contrair diabetes tipo II, tensão arterial normal, triglicéridos baixos, colesterol HDL alto....
O que vc pode me sugerir quando segue-se essa dieta e o pesa fica estagnado por meses?
ResponderEliminarEstou num processo semelhante:pretendo reduzir os alimentos processados, os doces e o glúten (leite de vaca há algum tempo que eliminei). A grande dificuldade é encontrar (ou encontrar com o mesmo nível de esforço) substitutos. No meu caso, em que não preciso perder peso (podia ganhar 2ou 3 kg), tenho uma actividade física regular e intensa, a grande dificuldade é conseguir o aporte calórico (de qualidade) suficiente para o meu grau de actividade e objectivo.
ResponderEliminar