O que Acontece se Eliminarmos todos os Alimentos Processados da Nossa Dieta?

Pois é, chegamos a uma questão que considero ser fundamental para o paradigma actual da dieta ocidental e que todos nós deveríamos pensar nela. E se eliminarmos todos os alimentos processados da nossa dieta, incluindo os que têm rótulos com títulos Light, Zero, rústicos, caseiro, diet, ect. O que aconteceria?


A eliminação dos alimentos processados da dieta contínua a ser uma árdua tarefa, de tal maneira que todos esses alimentos são já a base da dieta, tanto das nossas crianças como da maioria dos adultos. Basta pensar na rotina diária: "Cereais" ao pequeno almoço, Leite com chocolate de pacote a meio da manhã, iogurte docinho ao lanche, pizza pré-feita ao jantar, sumos e refrigerantes ao longo do dia e aquelas bolachinhas ao deitar...esta é a realidade dia após dia repetidamente! O açúcar, o trigo, milho e as gorduras vegetais rapidamente se tornaram a base da nossa dieta, criando excelente barrigas de...açúcar e de trigo, com todas os efeitos adversos para a nossa saúde que daí advém (mais de 80% da nossa população deriva desta má alimentação que aceitamos como "normal" ao longo das suas vidas!).

Vou apenas contar a história do Helder, um amigo que quando conheci tinha mais de 100kg (e que incluía uma barriga considerável) de apenas 26 anos de idade e com historial de diabetes tipo II na família.
Quando me pediu ajuda para perder peso, o seu comportamento aparentemente indiferente fez-me pensar que iria ser um caso difícil tendo em conta o seu historial de viciação em alimentos processados. Mas apesar de todo esse aparente comportamento de negação (em sair da zona de conforto) e vicio causado pelo açúcar e trigo (como já foi referido aqui) consegui transmitir-lhe as minhas ideias.
Os resultados esses apenas demoraram 4 dias, sim 4 dias. Em 4 dias o Helder perdeu 4Kg.

Este caso que aqui vos trouxe está longe de ser único, na verdade é o que acontece quando eliminamos o trigo, o açúcar e todos os alimentos JUNK. Ao serem eliminados deixam de desencadear níveis altos de glicemia e respostas exageradas de insulina. Eliminamos deste modo o ciclo de fome e de saciedade momêntanea e eliminamos o factor "vicio" da nossa dieta. Ou conhece alguma pessoa que seja viciada em bifes ou em ovos ou legumes????

Em todo caso não basta eliminarmos todos estes pseudo alimentos, temos de suprimir a lacuna calórica deixada por eles por alimentos à seria.

O que acontece é isto mesmo, perda de peso, aumento de energia, melhoria da composição corporal, melhor sensibilidade à insulina, reduz quase a zero a possibilidade de contrair diabetes tipo II, tensão arterial normal, triglicéridos baixos, colesterol HDL alto....

2 comentários :

  1. O que vc pode me sugerir quando segue-se essa dieta e o pesa fica estagnado por meses?

    ResponderEliminar
  2. Estou num processo semelhante:pretendo reduzir os alimentos processados, os doces e o glúten (leite de vaca há algum tempo que eliminei). A grande dificuldade é encontrar (ou encontrar com o mesmo nível de esforço) substitutos. No meu caso, em que não preciso perder peso (podia ganhar 2ou 3 kg), tenho uma actividade física regular e intensa, a grande dificuldade é conseguir o aporte calórico (de qualidade) suficiente para o meu grau de actividade e objectivo.

    ResponderEliminar

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates