Para quem procura, nesta fase do ano, cortar desesperadamente os açúcares na procura de uma melhor composição corporal ou mesmo para aqueles que têm uma sensibilidade diferente ao sabor doce e ficam facilmente enjoados com a quantidade de açúcar que a mousse tradicional nos oferece, acho que consegui encontrar aqui uma excelente solução para um deliciosa sobremesa. Diria até que...acertei na mouche!!!
Decidi não colocar adoçantes para não escamotear o travo do cacau que tanto gosto, mas também porque queria que esta receita se tornasse numa cópia fiel do meu pensamento e da minha maneira de trabalhar.
Se querem perder gordura corporal, se querem um estilo de vida mais saudável, há que fazer mudanças e não tentar procurar os mesmos atalhos de sempre: "alimentos" com adoçantes ou "alimentos" light ou magros (que nem sei bem o que isso quererá dizer), os quais se traduzem numa perda de tempo, dinheiro e saúde.
Após esta introdução, acho que chega a altura de apresentar a dita receita da Indulge Mousse de Cacau 85%:
Ingredientes:
6. Ovos (usei ovos caseiros, com umas gemas verdadeiramente amarelinhas)
200g. Chocolate com 85% cacau (podem até utilizar com uma percentagem maior de cacau)
60g. Coco Ralado
1. Folha de Gelatina (usei gelatina, para que a gema ficasse mais consistente e para que junto do coco ralado, fizesse o efeito do açúcar em termos de espessura)
1. Colher de sopa rasa de manteiga
Preparação:
-Separe as gemas das claras em recipientes distintos;
- Misture as gemas com o coco;
- Adicione a folha de gelatina (esta deve ser previamente "demolhada" em água fria durante cerca de 2 min e depois derretida em banho maria;
- De seguida, coloque o chocolate aos bocadinhos num tacho, misture a manteiga e leve ao fogão em lume brando. Quando conseguir uma textura cremosa, adicione ao preparado anterior;
- Agora, deve bater as claras em castelo até ficarem bem consistentes (basta virar o recipente ao contrário quando estiverem bem fofinhas - se não escorregarem, estão no ponto!)
- Fase final: envolver, muito lentamente e com muito cuidado, as claras em castelo com a "massa" já preparada (faça de conta que as claras são uma princesa! cuidado no tato para que não se perca o seu efeito cremoso!)
- Por fim, coloque o resultado final numa tigela e leve ao frigorifico.
E agora? Delicie-se sem culpa!
Como podem verificar, ficou com um aspecto cremoso e fofo, tal como a mousse "original" |
Total macronutrientes por 100g
Proteína: 12,5g
Hidratos de Carbono: 9,8g
Gordura: 31,8g
Espero que gostem, não ficou doce como a mousse que todos estão habituados a comer, mas compensa com o gostinho a chocolate negro que não deixará decepcionado os amantes de chocolate negro! Convém também não esquecer que deste modo conseguimos uma receita com alto valor proteico, com gordura de qualidade e sobretudo com uma quantidade reduzida de hidratos de carbono.
Esta vai directamente para o meu separador das receitas e vai ser testada no fim de semana :) tenho aqui pantagruel de 70% mas 85% nunca encontrei à venda... vou experimentar com este e depois dou feedback :) The Healthy Fit Way
ResponderEliminarOlá Cláudia,
EliminarFico aguardar para saber como correu a tua experiência com esta receita.
Obg
Olá, reparei que a maioria das receitas leva farinha de coco ou óleo de coco, mas eu não gosto de coco/ Há alguma alternativa?
ResponderEliminarOlá! Que receita interessado, mas eu também não gosto de coco, haverá alguma alternativa?
ResponderEliminar