Aditivos Alimentares & Doenças Inflamatórias Crónicas

Os "food additives" é um assunto que tenho abordado desde o início da criação deste blog e para o qual venho alertando sobre o seu impacto na nossa saúde.

Desta vez um novo estudo, aponta para o facto dos emulsionantes serem como o "despertador" de doenças inflamatórias cronicas, relatando que os emulsionantes perturbam o trato intestinal, predispondo-nos para doenças inflamatórias do intestino e para doenças associadas à obesidade.

O muco é a estrutura pela qual o intestino é protegido...estes aditivos têm o "poder" de pertubar a interacção muco-bacteriano e deste modo potenciam a inflamação intestinal.


A obesidade está associada com alteração da flora intestinal e com a inflamação. Emulsionantes, compostos vulgarmente usados alimentos industrializados, induzem aumento de peso corporal, inflamação e perturbações metabólicas. Estes compostos alimentares promovem uma alteração e disfunção da barreira intestinal levando a alterações metabólicas negativas.

O que estes resultados suportam e sugerem é que o uso amplo de agentes emulsionantes (presentes em todos os alimentos industrializados) podem estar a contribuir para um aumento da incidência da obesidade (sindrome metabólica) e outras doenças inflamatórias.

É o que acontece quando o seu organismo não reconhece aquilo que como como sendo um alimento: Defende-se. Inflama. Fica doente.

1 comentário :

  1. Qual a sua opinião sobre os aditivos nos suplementos? ex: bcaa's com sabor e adoçante.

    ResponderEliminar

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates