Meia de Leite e Torrada ao Pequeno Almoço? Afinal Qual Será a Alternativa?

Um dos artigos que deu mais que falar no blog, foi sem dúvida o "Meia de leite e Torrada ao Pequeno Almoço? O que há de errado no pequeno almoço preferido dos Portugueses?".

Meia de Leite e Torrada ao Pequeno Almoço? O que há de errado no pequeno almoço preferido dos Portugueses? PARTE I

Meia de Leite e Torrada ao Pequeno Almoço? O que há de errado no pequeno almoço preferido dos Portugueses? PARTE 1.1

Nestes dois artigos, irá conseguir perceber o impacto negativo que este tipo de pequeno almoço tem no nosso organismo. A torrada (o pão, como também qualquer alimento processado rico em trigo e açúcar) desencadeia um ciclo de saciedade e fome induzido pela insulina, conduzindo assim a uma acomulação de gordura. Não que a Insulina seja o vilão do que quer que seja, na realidade ela trabalha a nosso favor, o problema só surge porque criamos resistência (derivado do consumo contínuo de açúcares e trigo, por exemplo mas não só), quando funciona bem a sua acção ajuda até na saciedade! Já o leite (e já não falando do açúcar que por norma acompanha a meia de leite), pouco ou nada há acrescentar ao que é dito nesta palestra fabulosa, do homem que em Portugal mais sabe sobre o tema. Sou um fã. E o que pode ser visto nesta palestra? Leite e Diabetes Tipo I / Leite e Esclerose Múltipla / Leite e Doença de Crohn / Leite e Doença Celiaca / Leite e Artrite Reumatóide / Leite e Permeabilidade Intestinal / Leite e Resistência à Insulina


Já ficamos a saber o porque de termos de deixar de fora o pão e o leite, mas agora também ficamos a saber que devemos deixar os HC fora do pequeno almoço (exepto claro, se esta refeição estiver enquadrada com a hora do treino). Podemos optar por alguns HC sim, mas provenientes da fruta para reposição dos stocks de glicogénio hepático, esse sim (ao contrário da parte muscular que só é depelado com contracções musculares) podem ser depelados parcialmente durante o sono). Esta escolha de retirar os HC (como o pão, aveia, cereias no geral, produtos lacteos, etc) tem como base uma maior resistência à insulina pela manhã. Vai sentir uma maior saciedade e com o passar do tempo uma melhor composição corporal!

As opções, essas são várias:
Ovos (gema+clara) / Clara de Ovo / Bacon / Presunto / Frutos Secos / Carne ou Peixe (caso consiga!!) / Abacate / Óleo de Coco / MCT / Leite de Coco / Farinha de Coco / Farinha de Amêndoa / Bagas / Amoras / Morangos / Sementes / Café / Chá, etc etc etc... Já viu o banquete que pode preparar com estes ingredientes?!?

Claro que as quantidades, deverá depender da individualidade, afinal não um pequeno almoço com quantidades especificas de cada alimento para o sistema complexo que é cada corpo humano!

Garantido: Menos Fome, Menos Apetite por doces a meio da manhã, Menor quebra energética, melhor sensibilidade à insulina, Menor perda de massa muscular, melhor composição corporal e sobretudo melhoria em quase todos os bio marcadores!

2 comentários :

  1. Serão os lacticínios assim tão maus para nós?!

    Sugiro a leitura:
    http://www.lowcarb-paleo.com.br/2015/02/laticinios-low-carb-versus-paleo.html

    ResponderEliminar
  2. Viva,

    Em primeiro lugar parabéns pelo blog, há muito tempo que o sigo e é óptimo continuar a adquirir novos conhecimentos (sempre com excelente artigos de referência).

    Na sequência gostava imenso que abordasses o tema "Kefir", nomeadamente o elaborado através de leite pasteurizado.

    Obrigado!

    ResponderEliminar

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates