Probióticos, deveremos tomar durante tratamentos com Antibióticos?

Nós não somos um organismo, somos um conjunto de muitos organismos. E quando nós perturbam o relacionamento com nossos parceiros simbióticos, podemos sofrer consequências desagradáveis.
Obviamente que os antibióticos são umas das drogas mais úteis nos dias de hoje e também das mais amplamente prescritas (dado a sua eficácia), porém se o trato gastrointestinal é uma floresta tropical,os antibióticos são os lenhadores, acabando com muitas das bactérias "boas", criando assim condições em que as bactérias indesejadas possam voltar a crescer.
Mas serão os probióticos um bom investimento?
Há uma meta-análise que integra os resultados de 82 estudos sobre esta questão (ver aqui) que é a revisão mais recente (com uma amostra somada de 12.000 pacientes), com resultados acima dos 40% de menor risco de diarreia associada à toma de Antibióticos.
40% na redução do risco de diarreia pode não ser o santo graal, mas não podemos esquecer que uma micobiota alterada e o uso de antibioticos são duas das grandes alterações sofridas por populações do Países industrializados e que afectam negativamente a nossa saúde (as outras alterações: Ritmo circadiano alterado, má exposição aos raios UVB, falta de exercício físico, stress crónico, dieta junk).

As espécies de bactérias que colonizam o nosso intestino podem determinar as interacções que estabelecemos com o ambiente, protegendo-nos ou predispondo-nos para o desenvolvimento de alergias e autoimunidade. Podem inibir ou intensificar as inflamações no corpo, a obesidade e podem até influenciar a função mental e o nosso bem estar emocional.

E como devemos repovoar o nosso intestino após um tratamento com antibióticos? 

  • Come abundantemente frutas e legumes
  • Adopta um cão (quem tem um cão tem uma microbiota mais diversificada) ver aqui 
  • Evita períodos de stress contínuos
  • Monitoriza os níveis de Vitamina D 
  • Suplementa a tua dieta com probióticos

Pode ainda ver o artigo:

Enviar um comentário

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates