Bolachas Marinheira - UNMASKED

Imagem recolhida no Google.

Ainda não tinha percebido bem o fenómeno que foi criado  à volta das Bolachas Marinheiras (até que fui obrigado a perceber) depois de tanto ouvir falar neste fenómeno, tanto nas redes sociais como através das inúmeras pessoas me iam perguntando se eram uma boa opção, ou não, para incluir na sua dieta.

São na verdade umas bolachas, com uma menor quantidade de ingredientes de má qualidade quando comparado por exemplo com as conhecidas Bolachas Maria já que estas últimas utilizam uma combinação, que eu apelido de "perfect storm", de Farinha, Açúcar, Óleos Vegetais baratos e de péssima qualidade.

As Marinheiras são compostas por apenas Farinha de Trigo, Azeite e emulsionante e isso faz com que sejam, de facto uma opção muito melhor que as Bolachas Maria, mas que ainda assim falha naquilo que deve ser a função de um alimento: NUTRIR!

Já a bíblia nos advertia para esse facto 😊

 ‘Man cannot live on bread alone’ (Bible, Matthew 4:4)

É verdade que as Marinheiras são consideradas bolachas, mas usa como principal ingrediente (tal como o Pão): FARINHA DE TRIGO.

Problemas associados à farinha de trigo, um Cereal que foi domesticado (muito recentemente, como podemos ver na imagem) há 10.000 anos:

Imagem recolhida do Livro:  Food And Western Disease Health And Nutrition From An Evolutionary Perspective

O trigo apresenta deficiências nutricionais significativas, não contem Vitamina A  nem Beta-Caroteno. Além disso, não contêm vitamina C ou vitamina B12 nem Vitamina D.

Clicar na imagem para a aumentar.
É verdade que por vezes isso não apresenta nenhuma consequência, já que na Dieta podemos encontrar esses micronutrientes em falta na Carne (uma boa fonte de vitamina B12), produtos lácteos (uma fonte de vitaminas B12) e nas Frutas e Vegetais (uma boa fonte de vitamina C e Betacaroteno).

No entanto, à medida que mais e mais grãos de cereais são incluídos na dieta (Pão, Cereais de Pequeno-Almoço, Bolachas, Bolos...), eles tendem a deslocar as calorias que seriam fornecidas por outros alimentos (carnes, peixe, frutas e legumes) e, consequentemente, pode atrapalhar o equilíbrio nutricional e isso não é raro na nossa sociedade (muito pelo contrário!)

(Nota: Coloco aqui em AQUI em anexo, o fabuloso trabalho do Investigador Bruce Ames, sobre como a baixa ingestão de micronutrientes pode acelerar as doenças degenerativas do envelhecimento)

Além de sua influência negativa sobre o metabolismo do Cálcio os cereais (integrais) quando consumidos em quantidades excessivas podem influenciar  adversamente o metabolismo do Ferro e a quantidade de Zinco, Cobre e Magnésio nos Cereais é geralmente baixo.

Os cereais também são o agente causador ambiental conhecido por pelo menos duas doenças auto-imunes: doença celíaca e dermatite. O mais curioso é que ao retirarmos os cereais contendo glúten da dieta melhoramos todos os sintomas de ambas as doenças.
(Já que por aqui já citamos a bíblia, quem quiser pode consultar aquilo que eu considero a bíblia, sendo que desta vez não falamos de fé, mas sim em conhecimento Cientifico, em relação aos Cereais: "Cereal Grains: Humanity’s Double-Edged Sword"

Agora, se estas bolachas não são um bom alimento, que alimentos podemos aliar à nossa dieta que já deverá ser rica em vegetais, frutas, carne, peixe, frutos secos e tubérculos que possam de facto ser um "extra" para a nossa saúde?

Para mim os melhores "super-alimentos" não são comida fantasiosa vindo forçosamente de um lugar longínquo (ou de uma qualquer fabrica de produtos alimentares), mas sim alimentos de aparência comum.

  • Fígado, o Multivitamínico da Natureza
  • Couve Galega, Grelo de Couve, Grelo de Nabo, Couve Portuguesa
  • Sardinhas (óptima oportunidade de comer o animal inteiro)
  • Abacate
  • Mamão
  • Mirtilos
  • Kéfir
  • Cacau (Cacau - O Alimento dos Deuses?)
  • Ovos

#EATREALFOOD

1 comentário :

  1. Obrigado por todo o trabalho para realizar o conteúdo deste blog .

    Sigo e tento aplicar , dentro do melhor que consigo , a informação que encontro por aqui .

    Obrigado pela partilha .

    ResponderEliminar

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates