Barritas de Cereias Nestlé Fitness...Fitness??!

Desde o nascimento deste blog que abrimos guerra a todos os alimentos industrializados que de uma forma ou de outra induzam em erro os seus consumidores, quer através de publicidade enganosa, de marketing agressivo ou mesmo até através de um nome sugestivo.
A nossa razão de existir é mesmo essa, criar um publico informado capaz de escolher os seus alimentos sem se deixarem persuadir  pelo marketing agressivo, que cada vez mais, as milionárias empresas de alimentos industrializados têm.


Pois bem, creio que esta Barra da Nestlé (como também há da Kelloggs e muitas outras marcas) se enquadra perfeitamente neste quadro que aqui traçamos. Tem um ar inofensivo, um nome também ele sugestivo "FITNESS", mas não passa de um péssimo alimento carregado de açúcar e xaropes de açúcar.

Para piorar, têm uma descrição engraçada do produto na página oficial deles veja aqui. Segundo eles:

"Comer entre as refeições principais é um hábito saudável que todos devemos ter. 
FITNESS Cereais ajuda a manter este hábito, disponibilizando deliciosas barras de cereais FITNESS que são fáceis de levar e comer em qualquer lugar!"


Pois bem eu sublinho, comer entre as refeições é um habito saudável que todos devemos ter. Mas NUNCA com "o lixo" que vem nestas barritas, Se não vejamos os ingredientes


Se os ingredientes são maus, na analise nutricional também não passa:


1,3g de Proteína por barra? 16,7g de hidratos provenientes de farinhas e açúcares? 1,6g de Gordura tendo como fonte óleos vegetais?

Com este quantidade e qualidade de macro-nutrientes ingeridos diariamente entre refeições durante anos a fio, estamos a construir um corpo mais gordo, mais flácido, mais doente, e com terríveis hipóteses de diabetes ou outras doenças metabólicas.

Posto isto, arrisco dizer que este "alimento", não é fitness seja lá o que for que eles querem dizer com isso, não é saudável, não é solução para comer entre refeições, nem é solução para comer antes do treino nem sequer depois do treino.













8 comentários :

  1. Podes dar exemplos de barras fitness/saudáveis que realmente tem ingredientes favoráveis?

    ResponderEliminar
  2. Olá Nuno,
    Regra geral, tudo que é barrinhas fitness, proteicas e afins usam ingredientes industrializados.
    Para puderes gozar de uma boa barrinha, vai ter de colocar as mãos na "massa" e produzires as tuas próprias barrinhas.
    O blog está ainda no inicio, mas num futuro breve vou deixar aqui umas receitas com as tais barrinhas saudáveis. Mas posso já levantar ponta do véu, vais encontrar ingredientes como:
    Farinha de Coco, Farinha de diversos frutos secos (avelã, noz, amêndoa,etc), leite de coco ou de amêndoa, flocos de aveia e cacau (com + de 80% de cacau).....
    Fica atento...

    ResponderEliminar
  3. Um barra tão pequena e um rótulo tão grande! Estranho :)
    Mariana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes confirmar no teu supermercado habitual... Confirmo que são exactamente esses os valores

      Eliminar
  4. Gostei do esclarecimento. É notável o conjunto de produtos pouco saudáveis que estas barras contêm principalmente açúcar. Aqui por casa temos por hábito consumir frutos secos, bagas e fruta que aconchegam o estômago e não fazem mal desde que consumidas com moderação- Aguardo a .receita das barrinhas e estou desde já a seguir o blogue. mmscsm

    ResponderEliminar
  5. Os super/hipermercados estao carregados desse tipo de alimentos que supostamente sao rotulados como "Fitness" ou mesmo "Light", se soubermos ler apenas o basico dos rotulos e informação nutricional, chegamos a conclusao que mais de metade são lixo alimentar.. So lamento haver pessoas que se deixem ainda levar pela apresentaçao das embalagens etc etc. Um conselho.. se estao a procura de alimentos verdadeiramente fitness ou light, desloquem.se a zona dos aliementos biologicos onde existe muita variadade de snacks, bolachas etc com mt baixo teor em acurares e com um sabor exelente. Ja agora aconselho a todos bolachas de arroz, muito baratas, duas bolachas e estao com o estomago cheio, Alem disso podem sempre colocar umas fatias de fiambre de peru ou algo do genero.

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pelos esclarecimentos. Acho que seria útil organizares umas sugestões do que se deve comer entre refeições, porque ás vezes fica difícil escolher e conseguir ir variando, falo por mim, gelatinas e fruta, e fico sem ideias...

    Obrigada e continua

    ResponderEliminar
  7. Olá! Parabéns pelo blog! são precisos mais exemplos destes para passar a palavra do que considero ser o descalabro de alimentos lixo que por aí andam! Se bem que o consumidor é livre de comprar o que quer, também é verdade que a maioria não percebe nem tem conhecimentos para perceber quando é enganado! Por norma o alimento que se faz chamar fitness rege-se apenas por um valor: o das calorias! 93kcal por barra? só? então é fitness! então é saudável!
    Obrigado por seres mais um, em Portugal e em Português a fazer voz deste tipo de assuntos!
    Convido-te desde já a dares uma visita no meu blogue: www.mastemusculos.blogspot.com onde também vais encontrar receitas de barritas bem mais fitness que estas!!

    Grande Abraço

    Fernando

    ResponderEliminar

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates