Foram várias as solicitações que me foram chegando para partilhar uma receita saudável de pão e como tal não poderia deixar de o fazer. Com ingredientes saudáveis e bem diferentes daqueles que vimos na 1ª parte do artigo, este é um alimento que penso ser ideal para dar o pontapé de saída, para futuras partilhas de receitas género aqui no blog.
É um pão diferente desde já porque não contem cereais, gluten, emulssionantes, açúcar, sal refinado ou até mesmo gorduras trans, fazendo com que o pão fique mais denso e maciço e ao mesmo tempo sem aquela goma com efeito elástico conferido ao pão convencional pela inclusão dos cereais com gluten.
O que perdemos em sabor (quase tão viciante como uma droga qualquer), do pão convencional ganhamos em saciedade com este pão saudável, ou não fosse ele feito com alimentos pesados e carregados de nutrientes.
Os ingredientes utilizados aqui foram os seguintes:
Água / Ovos Caseiros / Farinha de Coco / Linhaça Dourada Moída / Mel / Azeite / Bicarbonato de Sódio
Macro Nutrientes por 100g.
Proteína - 16g
Hidratos de Carbono - 8,5g
Fibras - 9g
Gordura - 11g
A receita original pode ser vista e acompanhada passo a passo no Blog MasterMúsculos um blog também escrito em Português e que muito jeito me tem dado na procura de novas receitas saudáveis e que fujam dos ingredientes vazios, refinados e industrializados que tanto temos combatido aqui no JunkFood Unmask.
Imagem do blog MasterMúsculos |
Aqui está a receita: Receita Pão das Cavernas
Para poderem comparar com o pão que irão fazer em casa, deixo aqui umas imagens do pão que eu próprio preparei e testei em casa.
Posso vos adiantar que, a partir de agora, será um alimento que me acompanhará junto com os ovos mexidos e os frutos secos que costumo comer ao pequeno almoço (mais flocos de aveia, fruta e mel. A adição destes últimos alimentos depende sempre se treino ou não de seguida a esta refeição).
Caso pretenda, pode utilizar este pão noutra altura do dia pois os seus macro nutrientes, baixo em hidratos de carbono e rico em proteína, permitem-nos saborear este alimento a qualquer hora do dia sem a culpa de o fazer como aconteceria com o pão tradicional.
Espero que possam experimentar esta receita e partilhá-la para que chegue a um número cada vez maior de pessoas. Como puderam verificar eu fiquei adepto!!!
Gostei imenso de ler este post (bem como a parte I), muito informativo!
ResponderEliminarVou anotar a receita do pão das cavernas para experimentar muito em breve...
Parabéns pelo trabalho e continua!!
:p
Faço minhas as tuas palavras: "O que perdemos em sabor (quase tão viciante como uma droga qualquer), do pão convencional ganhamos em saciedade com este pão saudável, ou não fosse ele feito com alimentos pesados e carregados de nutrientes"
ResponderEliminarSaliento a parte dos "alimentos e de Nutrientes! dois adjectivos que não poderiam descrever de melhor maneira este pão!!
Aconselho VIVAMENTE!!!
Abraços!
será que dá para substituir a farinha de coco por farinha de arroz ou de aveia?????farinha de coco é um pouco mais cara...
ResponderEliminarAconselho a manter a farinha de coco pois ao alterar o tipo de farinha, vai ter de variar a quantidade de água utilizada e isso pode fazer com que a receita não fique tão bem. O que pode alterar e até aconselho é trocar a linhaça moída por exemplo por nozes que ficaria com um sabor muito melhor.
EliminarObrigado
Há um novo pão de forma, o Orowit... Comprei porque, depois de ler os ingredientes, pareceu-me ser de facto bom. O que acha?
ResponderEliminar