sábado, 22 de março de 2014

BCAA´s, qual a vantagem da suplementação destes aminoácidos na perda de gordura?

Os Bcaa´s são sem dúvida dos suplementos mais conhecidos no mundo do desporto, mas será que lhe é dado o devido uso? Porque são eles importantes para pessoas que procuram perder gordura corporal?

É certo, que não é um queimador de gordura. Mas quando o assunto é perca de gordura, mais importante que escolher um queimador de gordura, será criar um défice energético para que o corpo possa utilizar a gordura corporal como fonte de energia e isso é conseguido quase que exclusivamente através da alimentação. Ora se a perca de gordura, é manuseada principalmente através da correcta selecção dos alimentos, a grande preocupação será manter intacta, o máximo possível, a nossa preciosa massa muscular. Afinal, acho que ninguém quer que a sua perca de peso se deva à custa da perca de massa magra.

É precisamente neste ponto que é chamado ao assunto os Bcaa´s. Estes aminoácidos de cadeia ramificada têm uma cadeia lateral ramificada que simplifica o trabalho de converter cada aminoácido em energia durante o esforço intenso. Eles constituem cerca de 35 por cento de todo o tecido muscular. Quanto mais Bcaas estiverem presentes nos músculos, mais eles serão utilizados para produção de energia, aumentando assim a protecção da massa muscular.

De facto os Bcaas poupam a massa muscular durante a perca de peso, diminuem a perca de massa muscular adjacente ao envelhecimento e podem ter efeitos benéficos em doenças hepáticas (ver aqui) e renais, como de resto podem ver aqui neste artigo de 2006. Este facto faz deste suplemento um dos mais utilizados, sobretudo em atletas que optam por nesta fase de perca de gordura fazerem cardio em Jejum.

Os Bcaas permitem melhorar a sensibilidade à insulina (ver aqui) e melhorar a captação de glicose. Sabendo que a resistência periférica à acção da insulina é o principal mecanismo que causa a síndrome metabólica e, eventualmente, diabetes tipo 2, e que é uma característica chave em pessoas com excesso de peso temos (além de uma dieta adequada) nos Bcaa´s um excelente aliado e que não deveremos prescindir quer para nos mantermos saudáveis quer para nos possibilitar envelhecer mantendo massa magra que tanto diminui com o avanço da idade.

Mesmo na dor muscular induzida pelo treino, os Bcaa´s mostraram-se efectivos, como poderemos ver no gráfico.

Efeito da suplementação com Bcaa´s na dor muscular tardia induzida pelo exercício. (A) do sexo feminino; (B) do sexo masculino. 

Como podemos ver neste estudo  uma suplementação de cerca de 5g de Bcaa´s via oral em indivíduos com 70kg de peso corporal antes do exercício foi relatado para aumentar os níveis intracelulares de BCAA e arteriais durante o exercício, o que resulta na supressão de degradação de proteínas do músculo. Estes resultados sugerem que a suplementação com estes aminoácidos podem reduzir o dano muscular induzido pelo treino e pelo nível baixo de glicogenio hepático e muscular induzido pela restrição de HC na dieta para perca de gordura.

Estas são dois dos Bcaa´s com que costumo trabalhar com os meus atletas. Prefira sempre soluções em comprimidos, em vez do pó que usualmente vem com corantes e sabores artificiais. Adoçantes esses que já aqui foram abordados!


3 comentários:

  1. olá. podes fazer review desta proteína. é que 1kg só custa uns 26€ lol este produto conheci eu do reino unido o ano passado, e parece que algum esperto o importou pra cá http://mywhey.pt/products/impact-whey-isolate

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  2. Sem dúvida que é proteína isolada de chinês!

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