O que surgiu como resposta foi o camarão de aquacultura e com uma certeza: a aquacultura veio para ficar (e com esta certeza, chega-nos também todo o impacto ambiental por ele provocado!!). Até Portugal que é quase uma migalha, no que à produção de peixe de aquacultura diz respeito, mudou muito e já começa a investir bastante neste tipo de pescado!
Já abordei aqui no Blog a temática da aquacultura, pode ver aqui mais detalhes.
Elevados níveis de antibióticos, pesticidas, alimentação com base na soja e milho (marisco vegetariano?! Como se cultiva a soja e o milho, actualmente??!), tudo isto deve ser considerado na altura de consumir este alimento já que há riscos para a saúde humana e tem um impacto negativo brutal para o ambiente. E isso pode ser visto aqui nestes artigos: Chemicals and biological products used in south-east Asian shrimp farming, and their potential impact on the environment & Antibiotic Resistance of Salmonella spp. Isolated from Shrimp Farming Freshwater Environment in Northeast Region of Brazil
Serão os peixes de aquacultura, as novas "galinhas" do mar, tal a quantidade de hormonas, antibióticos e tipo de ração que ingerem??
Lista de Antibióticos usados na produção de Camarão de Aquacultura. Clicar na imagem, para a ampliar |
Lista de Pesticidas usados na produção de Camarão de Aquacultura. Clicar na imagem, para a ampliar |
O modelo de aquacultura na produção de camarão, fortemente dependente de antibióticos e pesticidas é deste modo insustentável (e deve duvidar quando rótulos ecológicos possam surgir na embalagem!).
Se a nível de saúde, não tenho dúvida que a melhor escolha é a do consumo de camarão selvagem, já a nível ambiental...diria que não deve escolher nenhum!!! Mas é neste ponto que reside o ACTUAL e verdadeiro dilema do omnívoro: O que deveremos comer?!
Enviar um comentário