Cúrcuma, a Especiaria dos Deuses!

A Cúrcuma é um tempero que é da família do açafrão e tem sido utilizado não só através do consumo alimentar mas também na medicina pelas suas propriedades medicinais para várias patologias.

São vários os estudos sobre a cúrcuma  e sobre várias indicações desde as suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatória, anti-viral, hepatoprotector e anti cancerígenas, tanto em ratos como em humanos.

-Anticancer potential of curcumin: preclinical and clinical studies.
-Safety and anti-inflammatory activity of curcumin: a component of tumeric (Curcuma longa).
-Curcumin protects against hepatic and renal injuries mediated by inducible nitric oxide synthase during selenium-induced toxicity in Wistar rats.
-Dietary curcumin increases antioxidant defenses in lung, ameliorates radiation-induced pulmonary fibrosis, and improves survival in mice.

Há também estudo a confirmar toda a utilidade da cúrcuma em doentes com Alzheimer:


Segundo vários estudos o processo através do qual a doença de alzheimer degrada as células nervosas é através da inflamação e danos oxidativos.

Pode ver aqui:
-Curcuminoids enhance amyloid-beta uptake by macrophages of Alzheimer's disease patients.
-Curcumin inhibits dose-dependently and time-dependently neuroglial cell proliferation and growth.

Os dados que estes estudo nos fornecem é que a cúrcuma actua continuamente ao longo de um período de tempo. E que mesmo em doses baixas pode ser tão eficaz que em doses mais elevadas, desde que tomado por um período mais longo e que em doentes com Alzheimer, as suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes  são a explicação do seu papel preventivo.

Não precisava de esta informação toda para me convencer a utilizar a cúrcuma, afinal sou um fã incondicional do sabor que esta especiaria dá aos alimentos.

Este é um arroz feito no forno com açafrão, em breve colocarei a receita aqui no blog!
Pode consumir sobre a forma de cápsulas ou em pó mas a verdade é que como apreciador da riqueza do seu sabor prefiro consumir em pó e como vimos nos estudos é apenas preciso uma pequena quantidade diária para usufruir das suas imensas propriedades!


2 comentários :

  1. É a mesma curcuma que se usa na culinária, certo?

    ResponderEliminar
  2. Olá será que podias colocar,uma receita ou então uma bebida ou um chá usando esta especiaria.
    Obrigada

    ResponderEliminar

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates