segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

O Dilema do Exercício Físico...Treinamos Mais, Mas a Obesidade Continua a Aumentar!!

Quantas vezes vimos as nossas Mães a praticar algum tipo de exercício físico?

Infelizmente para a minha, praticar exercício físico era arrumar a casa ao fim de semana, mas a realidade actual mostra-nos uma realidade bem diferente (felizmente), afinal há imensas mulheres (e homens) a correr, a andar de bicicleta, a caminhar e a tornarem os ginásios cheios. Coisas que quando eu era ainda uma criança nunca vi....No entanto, estamos a ficar mais gordos a cada ano que passa. Basta olhar à sua volta para perceber que a maioria das pessoas tem excesso de peso (já para não falar dos mais velhos, que sofrem de doenças todas elas associadas à má alimentação e ao excesso de peso!)

Ainda digo mais, tenho vasta experiência em lidar com atletas, e uma grande maioria deles apresenta têm um nível "alto" de gordura, pelo menos quando penso nas horas de treino diárias que praticam.

Obviamente que o treino e o exercício tem um excelente impacto na saúde, mas...o que está verdadeiramente errado na nossa sociedade é a maneira como nos alimentamos! Não há duvidas que comemos mal a todas as refeições: Pão / Pão Integral / Pão de forma / Cereais / Cereais "Integrais" / Fiambre / Bolachas / Bolachas Integrais (ou lá o que isso é!!?) / Refrigerantes / Margarinas / Pizzas / Gelados/ e centenas de outros alimentos industriais são a base de uma dieta ocidental e muitos deles entram em quase todas as refeições diárias!

O que têm todos estes alimentos que contribuem para o excesso de peso e para as doenças metabólicas a eles conectadas:

  • Açúcares (xarope de glucose / frutose / xarope de milho / xarope de glucose com alto teor em fructose / lactose / dextrose / matodextrina / etc etc etc etc
  • Farinha de Trigo
  • Desequilíbrio Ómega-3 / Ómega-6
  • Gorduras Trans ou parcialmente trans
  • Gorduras Hidrogenadas
  • Gorduras Vegetais
  • Óleo de Palma/ Óleo de Soja / Óleo de Colza / Óleo de Girassol / Óleo de Algodão
  • Emulsionantes
  • Aromas artificiais
  • Corantes
  • Sal (refinado)
  • Reguladores de Acidez


O que têm em comum as pessoas que consomem estes alimentos??
--> A chamada barriga de cerveja!
A "barriga de cerveja" representa a acumulação de gordura que resulta de anos de consumo de alimentos que activam a insulina (a hormona, que quando mal estimulada, determina a acumulação de gordura!!!). Esta gordura visceral é única, na medida em que, ao contrário da gordura acumulada noutras zonas do corpo, este tipo de gordura provoca processos inflamatórios, distorce a resposta da insulina e emite sinais metabólicos anormais para o resto do corpo, na realidade não há nenhum orgão que não sofra com todo este processo!


Pratique exercício sempre que possa, mas nunca se esqueça de aliar a isso uma correcta alimentação já que a base de uma boa composição corporal e sobretudo de uma boa saúde são os alimentos que ingerimos!

Sem comentários:

Enviar um comentário