Não gosto especialmente de dar nomes às "dietas", mas achei engraçado este estudo ao comprar uma dieta isenta de cereais a uma dieta com base em cereais (como a actualmente defendida pela roda dos alimentos). Quais foram os resultados desta comparação?
- Melhor Sensibilidade à insulina, na dieta "paleo" (sem cereais)
- Níveis mais baixos da proteína C-reactiva*, na dieta "paleo" (sem cereais)
- Tensão arterial mais baixa, na dieta "paleo" (sem cereais)
- Aumento de peso, na dieta com base em cereais
* A proteína C-reactiva (PCR) é uma substãncia produzida pelo fígado e lançada na corrente sanguínea. A PCR aumenta na presença de uma inflamação e é medida por ter um papel primordial na aterosclerose, que está também associada a doença cardiovascular.
As curvas que representam o peso médio dos grupos começaram a divergir após 3 meses de alimentação das diferentes dietas. |
Níveis de insulina, após a ingestão de alimentos em cada uma das dietas |
O resultado de tudo isto, demonstra que tanto porcos, como nós (seres humanos - ver aqui) não estamos adaptados para uma dieta que incorpore grandes quantidades de cereais (pão; bolos; massas; cereais de pequeno almoço; etc etc etc).
Ainda à pouco tempo citei o Dr.Lieberman..."Se quisermos prevenir doenças, em vez de apenas tratar os sintomas, precisamos reflectir sobre o nosso passado evolutivo"
Enviar um comentário