quinta-feira, 16 de março de 2017

Consumo de Glúten pode estar ligado a menor risco de diabetes

Consumo de glúten pode estar ligado a menor risco de diabetes esta é a notícia que saiu recentemente na edição escrita do Jornal de Notícias!



Este tipo de estudos derivam de estudos observacionais , sendo estes estudo apenas associações onde não há qualquer relação de causa-efeito! Como tal este título não deveria ser colocado pelo JN (Isto não foi um estudo de intervenção!)
Posto isto, segundo a mesma fonte: "Em contrapartida, os participantes que consumiam menos glúten (menos de quatro gramas por dia) tendiam a ingerir menos fibra de cereais, um protetor natural do organismo contra o desenvolvimento da diabetes do tipo 2."
Menos fibra? Então substituíram os cereais (trigo, o centeio e a cevada) porque alimentos? Aqui é o centro do debate!
Se substituir os cereias, por frutas e legumes, não só diminui o risco de diabetes tipo II, como pode ainda melhora a sensibilidade à insulina (4) e aumenta a tolerância à glucose (5)
Grama por grama
Frutas e legumes têm em relação aos cereais (1)
- Carga Glicémica
+ Quantidade de água
+ densidade de micronutrientes
Os cereais contêm inibidores amilase/tripsina causa inflamação (crónica..com a ingestão crónica de cereias!) (2)
Os anti-nutrientes presentes nos cereais inibem a absorção de Ferro, Zinco, Calcio e Magnésio. (3)
Os cereias têm um rácio Omega6/Omega3 que não nos é vantajoso. (3)
Os cereais podem teoricamente contribuir para auto-imunidade e alergias devido à composição das suas proteínas e das lectinas.
--> Mesmo que os cereais, em particular os cereais integrais, sejam mais nutritivos do que JunkFood, eles ainda parecem ser capazes de prejudicar a nossa saúde em vários aspectos. Trocar cereais por alimentos industrializados e fazer disso bandeira para um título de Jornal é no mínimo de mau gosto (sem querer entrar em conflitos de interesse!)

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