Devemos juntar vitamina K-2 à nossa suplementação diária?


A vitamina K é uma vitamina rara, na chamada dieta ocidental e industrializada, contudo ela desempenha um papel preponderante em muitos aspectos de saúde! 
E é rara porque esta vitamina está sobretudo presente em alimentos de origem animal (ALIMENTADOS A PASTO e não a rações ricas em cereais) com alto teor de gordura, como os ovos, fígado, manteiga etc...

Por exemplo a Vaca consegue converter a Vitamina K-1 presente nos pastos em Vitamina K-2, mas se consumir milho e trigo não poderá converter vitamina K nenhuma, simplesmente porque ela não existe nos cereais!!!

É verdade que nós, seres humanos, podemos em parte converter a Vitamina K-1 em K-2 no nosso corpo e isso é extremamente útil porque a quantidade de Vitamina K-1 numa pessoa que coma regularmente vegetais é, regra geral, dez vezes maior que a da vitamina K-2. (Já quando há uso de antibióticos ficamos então com níveis ainda mais baixos de Vitamina K-2)

No entanto, a evidência actual indica que o processo de conversão é ineficiente, daí beneficiamos muito mais em comer Vitamina K-2 directamente (ou através de suplementos!)
A principal função da vitamina K é activar as propriedades de ligação do cálcio às proteínas. A vitamina K-1(encontrada sobretudo nos legumes) é envolvido na coagulação de sangue, enquanto a vitamina K-2 ajudar a regular em que parte do corpo o cálcio termina.

A acumulação de cálcio nas artérias do coração é um enorme factor de risco para doenças cardiovasculares e SÓ por esta razão qualquer "coisa" que consiga reduzir esta acumulação de cálcio previne a doença cardíaca(1; 2). E é aqui que entra a Vitamina K-2 na ajuda da prevenção do depósito de cálcio nas artérias (3). Há um estudo extenso (entre 7 a 10 anos) com uma redução de 52% de probabilidade de desenvolver calcificação nas artérias (4).

Há realmente MUITAS diferenças entre animais de pasto e animais alimentados a ração (em que o único propósito é que cresçam rápido!) e esta é apenas uma delas!

Referências:
1. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18367736
2. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23529983
3. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4052396/
4. http://jn.nutrition.org/content/134/11/3100.long

Enviar um comentário

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates