Skyr - "A bomba proteica"




"A nutricionista explica que o êxito deste iogurte – que muitos comparam ao queijo quark – se deve também às novas tendências alimentares". "Hoje em dia fala-se muito em aumentar a ingestão de proteínas para quem está a fazer dieta ou mesmo para os desportistas", exemplifica. A autora de A Dieta Prática é fã do Skyr e recomenda-o, mas alerta que não se deve comer mais do que um por dia, para não haver uma sobrecarga de proteínas no fígado."???

Ok, vamos referir o que é verdadeiramente importante:
- O leite materno humano é extremamente saudável para um recém nascido, mas a ingestão de leite de vaca ou leite de outras espécies por crianças e adultos é uma prática que aumenta o risco de muitas doenças cronicas e mais importante NÃO acrescenta nada de verdadeiramente importante que não possa ser obtida nas frutas, legumes, carnes, peixes e frutos secos. Os humanos não têm requisitos nutricionais para o leite de vaca.
- O leite de vaca contém mais de 75 (!!?!) hormonas (insulina bovina, IGF-1: níveis constantemente elevados de IGF-1 aumentam o risco de vários tipos de cancro, incluindo Mama, Colon e prostata!, IGF-2, GH, Estrogenios, Progesterona.......) e peptidos. Uma das mais problemáticas é a insulina de Vaca e que está directamente envolvida no aumento do risco de diabetes tipo I.
- O leite de vaca está implicada numa grande variedade de doenças autoimunes (esclerose multipla, Doença de Crohn, Diabetes tipo I, etc) Se virmos as varias doenças autoimunes de uma forma conjunta vamos perceber que a prevalência não é reduzida mas sim comparável por exemplo à diabetes tipo II
- Por causa do seu invulgar e elevado conteúdo de cálcio, prejudica a absorção de Zinco e Ferro (são só dos micronutrientes em que a nossa população mais tem em défice!)
- Mais importante que a ingestão de cálcio é o BALANÇO de cálcio, e a elevadíssima carga ácida deste "iogurte" prejudica o balanço de cálcio! Sim um alimento rico em cálcio que nos faz perder...cálcio e que nos prejudica na absorção de zinco e ferro!

Não querendo dizer que Skyr seja o pior "alimento" do Mundo, muito longe disso, apenas quero salientar que não é um super alimento (ao contrário daquilo que tem sido dito) e que não devemos fazer deste produto a base da nossa dieta! 
Mais carne, peixe, frutas, legumes, ovos e uma quantidade moderada de frutos secos e MENOS SKYR!

Olhar para o Skyr com o "zoom" colocado apenas no seu aporte proteico é uma visão redutora e pode fazer com que se perca o foco na qualidade da dieta e estilo de vida como um todo! Dieta saudável é muito mais que apenas contar macronutrientes (estes são apenas uma parte da "fotografia" e que deve ser composta mediante o individuo em causa!)

*Pf não me perguntem o que é a dieta prática!
**Sobrecarga de proteína por causa da ingestão de 2 Skyr?!?!? Imagino se fossem 250g de carne!!!
***Menos nutricionismos, mais REALFOOD!!

Foco no alimento, na medida em que, um alimento é mais que a simples soma dos seus macronutrientes!
Mais alimentos que não se publicitam e menos industria alimentar!!

1 comentário :

  1. Também sou de acordo que devemos ir buscar aos alimentos normais que a natureza dá o que precisamos para nós. Apenas usar os restantes quando não tenhamos hipótese, por exemplo em passeios levar bolachas integrai e afins. Até acho que que é preferível comer um pão que meia dúzia de bolachas integrais.. é só verificar os ingredientes e vemos logo que ali há muita cosia que não nos faz bem. Pelo menos pão é pão .. comprado em padaria claro, não de supermercado

    ResponderEliminar

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates