Café, o "combustível" que move o Mundo moderno


O Café é o "combustível" que move o Mundo Moderno e está no topo da evidência científica no que ao aumento da performance desportiva diz respeito (em conjunto com a Beta-Alanina*, Bicarbonato, Creatina Monohidrato e Nitratos da Beterraba) (1), afectando positivamente o sistema nervoso central, sistemas energéticos e musculares.
- Aumenta a Dopamina e a Adrenalina
- Melhora a transmissão de impulsos nervosos (beneficiando atletas em exercícios de explosão)
- Diminui a sensação de dor e esforço físico (2)
- Melhora a reposição de glicogénio (sendo, por este facto, uma excelente bebida também pós treino visando uma melhor recuperação. Para quem tem treinos bi-diarios poderá fazer bastante diferença) (3)
- Facilita a mobilização de gordura (4)
- Aumenta a oxidação da gordura durante o treino (beneficia neste aspecto, sobretudo, atletas de resistência)
- Aumenta o recrutamento de unidades motoras
- Ao contrario do que é dito, a cafeína não aumenta a desidratação durante o treino
O café eleva o rendimento físico e cognitivo, mas como em tudo em Nutrição deve se ter em conta a individualidade de cada um (consumo recomendado de cafeína pode estar entre os 3-6mg/Kg). Doses elevadas de cafeína podem ter um efeito negativo sobre o humor e o desempenho cognitivo e, portanto, o teor máximo de cafeína não deve exceder 600 mg (5)
O seu efeito pode ser potenciado após 4 dias da sua abstinência, podendo ser um protocolo para antes de uma prova. Para melhores resultados pode essa pausa seguir ate duas semanas!)
Se usa o café para melhorar o rendimento desportivo, a adição de óleo de coco pode realmente ser mais uma estratégia, já que este óleo tem um alto conteúdo de MCT que por serem de rápida digestão e oxidação podem fornecer uma boa dose de energia extra sem impacto na insulina.
Se o objectivo passa por melhorar a sensibilidade à insulina, o café com adição de Canela é mais uma sugestão da qual também sou fã! (6)
Para quem ainda tem dúvidas, segue aqui uma meta-analise com os seus benefícios para a Saúde
- Redução do risco em alguns Cancros
- Redução da probabilidade de Diabetes tipo II
- Previne doenças Hepáticas
http://www.bmj.com/content/359/bmj.j5024
E como é bom tomar café com a nossa cara metade. Wifi desligado e a conversa não pára de se desenrolar.. 

1 comentário :

  1. Um café de café tem aproximadamente quantos mg de cafeína? E o café de saco?

    ResponderEliminar

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates