Óleo de Coco - Alimento ou Suplemento!?


É o assunto do dia. Recebemos dezenas de mensagens, para clarificarmos a nossa opinião sobre o óleo de coco.

É a "bandeira" deste blogue: Dar prioridade à comida de verdade, o Coco é comida de verdade, o óleo de coco não. E como podemos ver na segunda imagem, o Coco inteiro era parte importante da dieta de uma das populações mais saudáveis que foram estudadas até à data (Kitava)!




Mas se olharmos para o óleo de Coco como um "suplemento" pode nos trazer benefícios:
- Graças ao seu conteúdo de MCT, pode ser um bom aliado para atletas que sigam uma dieta baixa em hidratos de carbono
- Ajuda a perder gordura, já que estimulam a produção de corpos cetonicos (1)
- Ajuda a eliminar bactérias patogénicas (2)
- Pode ser interessante para cozinhar (quando comparado com o óleo de girassol ou de soja! Mas ainda assim deves preferir o Azeite.)
- Aumenta o metabolismo (3)
- Bom para o coração ( - triglicerídeos, + HDL, - colesterol) (4)

Pessoalmente não consumo diariamente óleo de coco, mas sou um aficionado do sabor a coco e verdadeiro amante do Café e quando necessito de uma boa dose de energia (sem ter impacto na insulina) não hesito em misturar café com óleo de coco virgem.

Referências
1. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9701177
2. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10762277
3. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12975635
4. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19156155


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