Colagénio - A proteína desperdiçada


O Colagénio é dos suplementos alimentares mais apreciados pelo público feminino e essa popularidade deriva das suas comprovadas propriedades anti-rugas (1, 9), já que pele tem no colagénio o seu principal componente. 

O Colagénio é uma fonte de aminoácidos não essenciais (contém 19 Aminoácidos): glicina, prolina e lisina e que é altamente digerível, absorvido e distribuídos nos diferentes tecidos do corpo humano. (2). O colágenio é a principal proteína estrutural que garante a coesão, elasticidade e regeneração de todos os nossos tecidos conjuntivos, é a cola essencial que mantém nossos corpos juntos, melhorando potencialmente a força, a elasticidade e a humidade da pele.

Pelo facto do colagénio ser constituído por aminoácidos não essenciais, ou seja, por aminoácidos que o nosso corpo pode sintetizá-los a partir de outros, e depois usá-los para produzir o nosso próprio colagénio, isso não quer dizer que não beneficiamos com um aporte directo na nossa dieta, já que a síntese de colagénio diminui com o avanço da idade (3) e o nosso corpo é incapaz de produzir glicina, em quantidades que satisfaçam as nossas necessidades diárias de síntese do colagénio. Isso mesmo é referido neste estudo "a glicina é um aminoácido semi-essencial e que deve ser tomado como um suplemento nutricional para garantir um metabolismo saudável." (4)

Mas o Colagénio é muito mais que um suplemento que serve para manter a pele com aspecto saudável, já que:
- Mostra-se um excelente aliado para evitar a perda de força e Sarcopénia em homens idosos (5)
- Num estudo com a duração de 24 semanas, a intervenção dietética com Colagénio mostrou-se eficaz em reduzir a dor articular em Atletas (6.)
- Melhora a qualidade de sono (7)
- Pode ser um agente terapêutico com potencial utilidade no tratamento de Osteoartrite e Osteoporose, com a vantagem de ser seguro mesmo usado a longo prazo (10)

Antes de existir qualquer suplemento de colagénio, sempre obtivemos o nosso colagénio através da nossa dieta (pele, ossos, articulações, ligamentos, vísceras). Mas o mesmo já não acontece nas sociedades ocidentais (É mais uma bandeira do consumo de alimentos ultra-processados: Alterações no Palato! A maioria das pessoas, habituada a comida processada, não gosta!). Uma sociedade como a nossa, onde abunda o desperdício apenas come a parte muscular dos animais.

Os Ossos (através do caldo de ossos), devem fazer parte de uma estratégia para melhorar a saúde óssea e cardiovascular como é referido neste estudo que tantas vezes aqui já publicamos: "Nutritional strategies for skeletal and cardiovascular health: hard bones, soft arteries, rather than vice versa" (8).


Referências:
(1.) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15648443
(2.) https://benthamopen.com/conten…/…/TONUTRAJ/TONUTRAJ-8-29.pdf
(3.) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1606623/
(4.) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20093739
(5.) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4594048/
(6.) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18416885
(7.) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25533534
(8.) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4809188/
(9.) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23949208
(10.) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11071580

1 comentário :

  1. Bom dia,

    No âmbito da referência ao caldo de ossos sugeria um post acerca do mesmo nomeadamente as suas vantagens e inclusive uma receita!

    Continuação de um excelente trabalho.

    ResponderEliminar

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates