Sono. Luz Artificial Azul e Melatonina

"O sono é um bálsamo curador para todos os males." - Menandro, Grécia Antiga

Ainda que na sociedade actual não seja verdadeiramente respeitado, o SONO não é um Luxo!

E a Má qualidade de sono tem várias implicações negativas:
- Depressão
- Cancro
- Doença Cardíaca
- Pressão Arterial Elevada
- Sistema Imunitário Debilitado
- Obesidade (o padrão de sono e o respeito pelo nosso "ritmo" natural são fundamentais para a manutenção de um metabolismo saudável) (1)

A mudança dos padrões de sono é recente (estamos a falar do acesso à luz artificial, que é realmente recente na nossa história como humanos, não tendo mais de 150 anos!) e a na maioria das pessoas é causada pelo uso de novas tecnologias.

A Melatonina que é a hormona do sono, está diminuída em pessoas com um Ritmo Circadiano alterado (trabalhos por turnos / Ou pessoas que dormem número de horas insuficientes e que ficam acordados até tarde expostas à luz artificial, já que a exposição a luz artificial até muito tarde inibe a produção de melatonina).

Se durante o dia nos devemos expor à Luz brilhante do Sol, durante a noite é importante não nos expormos à luz azul artificial, como por exemplo a Luz dos Smartphones e Computadores.

Estas são as melhores aplicações que adaptam o monitor do dispositivo ao período do dia. São filtros de Luz Azul (com filtro vermelho - que está no outro extremo do espectro solar).

Computador: F.LUX ou SUNSETSCREEN
Smartphone: Twilight



Se quiseres ser ainda mais eficaz a bloquear a luz azul brilhante durante a noite podes optar por óculos específicos e desta forma prevenir que haja uma supressão de melatonina. (2)

Podes comprar os óculos na AMAZON.

Referências.
(1.) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23576606
(2.) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16842544

Enviar um comentário

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates