Manteiga VS Margarina

Manteiga de Animais de Pasto VS Margarina Vegetal

1. Não existe relação entre o consumo de manteiga e as Doenças Cardiovasculares, Diabetes ou Mortalidade, (1) o mesmo não acontece com a Margarina (2), talvez devido às suas gorduras trans e ultra-processadas.
2. Os melhores lacticínios são os inteiros. E isso deve-se à qualidade das suas gorduras (que inexplicavelmente foram quase retiradas na sua totalidade dos produtos comerciais devido ao falso alarmismo. Iogurte Light, Leite Magro, Queijo Magro), já que a Manteiga (tal como o óleo de coco) é dos poucos alimentos ricos em MCT. Se esse facto não for suficiente, convém relembrar que a Manteiga é Rica em Butirato (cerca de 3%) como nenhum outro alimento. A sua importância para o Cólon é enorme já que o Butirato é o ácido gordo preferido das células do cólon, com especial impacto:
- Prevenção e inibição do Cancro
- Melhora da inflamação (e que importância extrema assume, a Inflamação, no estado de saúde das populações Ocidentais)
- Impermeabilidade Intestinal
(3)
3. Por falar em Gordura de animais de Pasto, a manteiga representa uma das poucas fontes de Vitamina K-2 (é uma vitamina quase exclusiva dos animais de pasto, ver aqui:
http://junkfoodunmask.blogspot.pt/…/devemos-juntar-vitamina…) que as populações ocidentais têm acesso. É fundamental para o correcto metabolismo do Cálcio (evitando a arteriosclerose) (4) ajudando em idosos a manter as artérias suaves e os ossos duros e não o contrário. Obviamente no caso da Margarina esta vitamina é inexistente. Aliás a Margarina tem uma baixíssima densidade de micro-nutrientes já que apenas são adicionadas vitaminas sintéticas no processo de fabricação do produto.
À Vitamina K-2, a manteiga junta o Ácido Linoleico Conjugado (CLA) que tem propriedades "anti-cancro" (5).
4. Ingredientes da Manteiga: NATA.
Ingredientes da Margarina: Oleos Vegetais Ultra-Processados (Palma, Girassol, etc...no fundo o que sair mais barato para quem produz) , emulsionantes, regulador de acidez, corantes, conservantes, aromas etc
Não precisas de consumir grandes quantidades de manteiga para obteres os nutrientes que referi em cima (Ex: O Butirato é produzido pela nossa microbiota através do amido resistente presente nos alimentos (6) (Banana Verde por exemplo!) e das fibras (7). Mas entre usar manteiga ou margarina para cozinhar, que não restem dúvidas sobre qual escolher.

Enviar um comentário

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates