Indulge Mousse de Cacau 85%

Talvez por andar viciado nas receitas do Master Músculos (que este sim acho um blog de referência em receitas low carb), a verdade é que este fim de semana pus a mão na massa para tentar, eu próprio, obter uma espécie de Mousse de Chocolate alternativa.

Para quem procura, nesta fase do ano, cortar desesperadamente os açúcares na procura de uma melhor composição corporal ou mesmo para aqueles que têm uma sensibilidade diferente ao sabor doce e ficam facilmente enjoados com a quantidade de açúcar que a mousse tradicional nos oferece, acho que consegui encontrar aqui uma excelente solução para um deliciosa sobremesa. Diria até que...acertei na mouche!!!

Decidi não colocar adoçantes para não escamotear o travo do cacau que tanto gosto, mas também porque queria que esta receita se tornasse numa cópia fiel do meu pensamento e da minha maneira de trabalhar.
Se querem perder gordura corporal, se querem um estilo de vida mais saudável, há que fazer mudanças e não tentar procurar os mesmos atalhos de sempre: "alimentos" com adoçantes ou "alimentos" light ou magros (que nem sei bem o que isso quererá dizer), os quais se traduzem numa perda de tempo, dinheiro e saúde.

Após esta introdução, acho que chega a altura de apresentar a dita receita da Indulge Mousse de Cacau 85%:

Ingredientes:
6. Ovos (usei ovos caseiros, com umas gemas verdadeiramente amarelinhas)
200g. Chocolate com 85% cacau (podem até utilizar com uma percentagem maior de cacau)
60g. Coco Ralado
1. Folha de Gelatina (usei gelatina, para que a gema ficasse mais consistente e para que junto do coco ralado, fizesse o efeito do açúcar em termos de espessura)
1. Colher de sopa rasa de manteiga

Preparação:

-Separe as gemas das claras em recipientes distintos;
- Misture as gemas com o coco;
- Adicione a folha de gelatina (esta deve ser previamente "demolhada" em água fria durante cerca de 2 min e depois derretida em banho maria;
- De seguida, coloque o chocolate aos bocadinhos num tacho, misture a manteiga e leve ao fogão em lume brando. Quando conseguir uma textura cremosa, adicione ao preparado anterior;
- Agora, deve bater as claras em castelo até ficarem bem consistentes (basta virar o recipente ao contrário quando estiverem bem fofinhas - se não escorregarem, estão no ponto!)
- Fase final: envolver, muito lentamente e com muito cuidado, as claras em castelo com a "massa" já preparada (faça de conta que as claras são uma princesa! cuidado no tato para que não se perca o seu efeito cremoso!)
- Por fim, coloque o resultado final numa tigela e leve ao frigorifico.

E agora? Delicie-se sem culpa!

Como podem verificar, ficou com um aspecto cremoso e fofo, tal como a mousse "original"
                                              
Total macronutrientes por 100g
Proteína: 12,5g
Hidratos de Carbono: 9,8g
Gordura: 31,8g

Espero que gostem, não ficou doce como a mousse que todos estão habituados a comer, mas compensa com o gostinho a chocolate negro que não deixará decepcionado os amantes de chocolate negro! Convém também não esquecer que deste modo conseguimos uma receita com alto valor proteico, com gordura de qualidade e sobretudo com uma quantidade reduzida de hidratos de carbono.



4 comentários :

  1. Esta vai directamente para o meu separador das receitas e vai ser testada no fim de semana :) tenho aqui pantagruel de 70% mas 85% nunca encontrei à venda... vou experimentar com este e depois dou feedback :) The Healthy Fit Way

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia,
      Fico aguardar para saber como correu a tua experiência com esta receita.

      Obg

      Eliminar
  2. Olá, reparei que a maioria das receitas leva farinha de coco ou óleo de coco, mas eu não gosto de coco/ Há alguma alternativa?

    ResponderEliminar
  3. Olá! Que receita interessado, mas eu também não gosto de coco, haverá alguma alternativa?

    ResponderEliminar

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates