segunda-feira, 2 de junho de 2014

Cereais de Pequeno Almoço, o que realmente estamos a comer? PARTE I

Espero que este artigo seja um manual, para quem realmente quer perceber o que está a comer ou a dar de comer aos filhos, quando escolhem estes cereais para o pequeno-almoço (ou para outra qualquer refeição, já não espanta que há quem os use muitas vezes para substituir um jantar!!!)

Acho que chega a altura de dizer basta, depois de vermos em particular o caso Português que está entre os países europeus mais afectadas pela obesidade infantil, em que uma em cada três crianças é obeso ou tem excesso de peso.

O que aqui se segue é um levantamento dos "cereais" mais vendidos em Portugal, que com a (péssima) qualidade dos seus ingredientes é para mim um atentado à saúde, como poderá ver de seguida (acredite que a parte estética relacionada com a obesidade é apenas a ponta do iceberg):

Cerelac -  Farinhas 51% (trigo e trigo hidrolisada), leite parcialmente desnatado (32,5%), açúcar, óleo vegetal, substâncias minerais (carbonato de cálcio, fumarato ferroso, sulfato de zinco, iodeto de potássio), vitaminas (C, PP, E, B1, ácido pantoténico, A, B6, K, ácido fólico, biotina, D), cultura de bifidobactérias, aromatizante (vanilina).
-->37g Açúcar por cada 100g!!!

ChocapicCereais (farinha de trigo integral 31,7%, farinha de trigo 15,7% e sêmola de milho 14,3%), chocolate em pó (22,2%) (açúcar e cacau), açúcar, xarope de glucose, extrato de malte de cevada, óleo de palma, emulsionante (lecitina de girassol), sal, aromas (vanilina e canela).
-->29g Açúcar por cada 100g!!!

Clusters Chocolate - chocolate de leite (7%) [açúcar, manteiga de cacau, leite em pó, pasta de cacau, soro lácteo em pó,  emulsionante (lecitina de soja), aromatizante (baunilha)], flocos [(trigo integral e arroz), açúcar, extrato de malte de cevada , xarope de açúcar amarelo parcialmente invertido,  sal, regulador de acidez (fosfato trissódico), antioxidante (tocoferóis)], chocolate (1,8%) [pasta de cacau, açúcar, manteiga de cacau, emulsionante (lecitina de soja), aromatizante (baunilha)], agente de revestimento (goma arábica, xarope de glucose, polidextrose, óleo vegetal e ácido cítrico)].
-->29,4g Açúcar por cada 100g!!!

Estrelitas - Farinha de cereais 71,0%  (farinha de trigo integral 35,5%, sêmola de milho 35,5% ), açúcar, óleo de palma, xarope de glucose, mel (1,5%), extrato de malte de cevada, sal, antioxidante (tocoferóis), corante (ß-caroteno). 
-->25g Açúcar por cada 100g!!!

Fitness - Farinha (trigo integral 53,0% e arroz  34,2%), açúcar, xarope de açúcar amarelo parcialmente  invertido, extrato de malte de cevada, sal, xarope de glucose, regulador de acidez (fosfato trissódico), antioxidante (tocoferóis)
-->17g Açúcar por cada 100g!!!

Golden Grahams - Farinha de cereais (sêmola de milho 39,3%, trigo integral 32,1%), açúcar, xarope de açúcar amarelo parcialmente invertido, xarope de glucose, dextrose, amido de milho, óleo de palma,  levedante químico (bicarbonato de sódio), sal, aroma (vanilina). 
-->25,1g Açúcar por cada 100g!!!

Nesquik Cereais - Farinha de cereais (trigo integral 44,7%, sêmola de milho 16,9%, arroz 3,5%), chocolate em pó 19% (açúcar, cacau em pó), xarope de glucose em pó, açúcar, óleo de palma, cacau magro em pó, sal, dextrose, aromas (vanilina e canela), regulador de acidez (fosfato trissódico), vitaminas (D, niacina, ácido pantoténico, B6, riboflavina, tiamina, ácido fólico, cálcio e ferro. 
-->25,2g Açúcar por cada 100g!!!

Nestum Mel - Farinha de trigo e trigo hidrolisado (78,7%), açúcar, mel(6%), regulador de acidez (carbonato de cálcio), fumarato ferroso, aromatizantes (vanilina(, vitaminas (c, tiamina, riboflavina, niacina, acido folico, b12, acido pantotenio)
-->29g açúcar por cada 100g!!!

A lista de ingredientes de cada um destes "cereais" fala por sí, quer sejam Fitness, quer seja Cerelac ou Nestum, a verdade é que todos eles estão carregados de maus ingredientes (desde xarope de cúcar, açúcar, farinhas hidrolisadas, óleo vegetais hidrogenados, sal, corantes, aromatizantes, etc etc etc.)

Uma criança obesa está em risco de vir a sofrer de sérios problemas de saúde durante a sua adolescência e na idade adulta. Tem maior probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, asma, doenças do fígado, apneia do sono e vários tipos de cancro. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a obesidade é das principais causas de morte no mundo que se podem prevenir. 

Ora se isto tudo, pode ser prevenido, porque não dar o primeiro passo? Passo esse que será feito em sua casa, com influência directa sobre as suas escolhas na altura de fazer as compras em qualquer superfície comercial.
O que vos deixo aqui é uma alternativa muito mais saudável para que se possam inspirar. Pode ser preparado ao domingo e terá certamente cereais muito mais saudáveis e não industrializados para toda a semana.
A receita pode ser vista aqui no blog MasterMúsculos e tem os seguintes ingredientes:
100g de flocos de aveia (finos)
50g de aveia moída
50g de Farinha de Amêndoa
60g de Maça em pó*
35g de Óleo de coco
20g de Coco Ralado (para que gosta claro)
1/2 colher de café de sal marinho
Canela a gosto
Água ou leite vegetal (coco, aveia, amêndoa) q.b.

Pode seguir aqui a receita:
http://mastermusculos.blogspot.pt/2014/05/cereais-matinais-home-made-master.html

Na Parte II, deste artigo irei apresentar os cereais que eu próprio irei preparar, não para mim (confesso que sou adepto ferrenho de uns bons ovos mexidos ao pequeno almoço) mas para ter uma alternativa para as pessoas que comigo tomam o pequeno almoço. 

Até la deliciem-se com a receita que convosco partilhei do MasterMúsculos



2 comentários:

  1. Olá, muito interessante o seu blog. também sou muito preocupada com estas questões da qualidade dos alimentos mas na hora de escolher um pequeno almoço saudável para o meu filho (tem 6 anos) fico com muitas dúvidas e receios, sobretudo porque se encontra muita informação contraditória... deixo aqui uma sugestão para publicações que estejam direcionadas para as crianças e opções de pequenos almoços e lanches para os mais pequenos, que penso iria agradar a muitos dos seus leitores e seguidores. Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Se substituir o almoço por cerelac vou emagrecer?

    ResponderEliminar