Cereais de Pequeno Almoço, o que realmente estamos a comer?

Espero que este artigo seja um manual, para quem realmente quer perceber o que está a comer ou a dar de comer aos filhos, quando escolhem estes cereais para o pequeno-almoço!

Acho que chega a altura de dizer basta, depois de vermos em particular o caso Português que está entre os países europeus mais afectadas pela obesidade infantil, em que uma em cada três crianças é obeso ou tem excesso de peso.

O que aqui se segue é um levantamento dos "cereais" mais vendidos em Portugal, que com a (péssima) qualidade dos seus ingredientes é para mim um atentado à saúde, como poderá ver de seguida (acredite que a parte estética relacionada com a obesidade é apenas a ponta do iceberg):

Cerelac -  Farinhas 51% (trigo e trigo hidrolisada), leite parcialmente desnatado (32,5%), açúcar, óleo vegetal, substâncias minerais (carbonato de cálcio, fumarato ferroso, sulfato de zinco, iodeto de potássio), vitaminas (C, PP, E, B1, ácido pantoténico, A, B6, K, ácido fólico, biotina, D), cultura de bifidobactérias, aromatizante (vanilina).
-->37g Açúcar por cada 100g!!!

ChocapicCereais (farinha de trigo integral 31,7%, farinha de trigo 15,7% e sêmola de milho 14,3%), chocolate em pó (22,2%) (açúcar e cacau), açúcar, xarope de glucose, extrato de malte de cevada, óleo de palma, emulsionante (lecitina de girassol), sal, aromas (vanilina e canela).
-->29g Açúcar por cada 100g!!!

Clusters Chocolatechocolate de leite (7%) [açúcar, manteiga de cacau, leite em pó, pasta de cacau, soro lácteo em pó,  emulsionante (lecitina de soja), aromatizante (baunilha)], flocos [(trigo integral e arroz), açúcar, extrato de malte de cevada , xarope de açúcar amarelo parcialmente invertido,  sal, regulador de acidez (fosfato trissódico), antioxidante (tocoferóis)], chocolate (1,8%) [pasta de cacau, açúcar, manteiga de cacau, emulsionante (lecitina de soja), aromatizante (baunilha)], agente de revestimento (goma arábica, xarope de glucose, polidextrose, óleo vegetal e ácido cítrico)].

-->29,4g Açúcar por cada 100g!!!

EstrelitasFarinha de cereais 71,0%  (farinha de trigo integral 35,5%, sêmola de milho 35,5% ), açúcar, óleo de palma, xarope de glucose, mel (1,5%), extrato de malte de cevada, sal, antioxidante (tocoferóis), corante (ß-caroteno). 

-->25g Açúcar por cada 100g!!!

Fitness Farinha (trigo integral 53,0% e arroz  34,2%), açúcar, xarope de açúcar amarelo parcialmente  invertido, extrato de malte de cevada, sal, xarope de glucose, regulador de acidez (fosfato trissódico), antioxidante (tocoferóis)

-->17g Açúcar por cada 100g!!!

Golden Grahams - Farinha de cereais (sêmola de milho 39,3%, trigo integral 32,1%), açúcar, xarope de açúcar amarelo parcialmente invertido, xarope de glucose, dextrose, amido de milho, óleo de palma,  levedante químico (bicarbonato de sódio), sal, aroma (vanilina). 

-->25,1g Açúcar por cada 100g!!!

Nesquik CereaisFarinha de cereais (trigo integral 44,7%, sêmola de milho 16,9%, arroz 3,5%), chocolate em pó 19% (açúcar, cacau em pó), xarope de glucose em pó, açúcar, óleo de palma, cacau magro em pó, sal, dextrose, aromas (vanilina e canela), regulador de acidez (fosfato trissódico), vitaminas (D, niacina, ácido pantoténico, B6, riboflavina, tiamina, ácido fólico, cálcio e ferro. 

-->25,2g Açúcar por cada 100g!!!

Nestum Mel Farinha de trigo e trigo hidrolisado (78,7%), açúcar, mel(6%), regulador de acidez (carbonato de cálcio), fumarato ferroso, aromatizantes (vanilina(, vitaminas (c, tiamina, riboflavina, niacina, acido folico, b12, acido pantotenio)

-->29g açúcar por cada 100g!!!
Embora pareçam Cereais, estes produtos são ultra-processados feitos com grandes quantidades de açúcar, óleos vegetais e farinhas refinadas. Alimentos causadores e perpetuadores da grande maioria das doenças ocidentais não transmissíveis.
Mesmo que os cereais, em particular os grãos integrais sejam mais nutritivos e uma escolha muito mais saudável do que alimentos ultra processados (embora também são os que têm mais anti-nutrientes), eles ainda parecem ser capazes de danificar a nossa saúde em vários aspectos.
Nem humanos nem outros animais podem viver exclusivamente de Cereais sem risco de deficiência nutricional de Niacina, Vit. B1, Vit. C, Beta-Caroteno, Zinco, Magnesio, Ferro, etc. Mesmo com uma dieta que forneça "apenas" metade das calorias fornecidas por cereais, ainda existe o risco de desenvolver deficiências grandes para certos nutrientes. À medida que adicionamos cereais à nossa dieta, eles tendem a deslocar as calorias que seriam fornecidas por outros alimentos (carnes, peixes, frutas e vegetais) e, consequentemente, perturbam o equilíbrio nutricional. Os Cereais, sobretudo os integrais, têm uma grande quantidade de Anti-Nutrientes que podem ser tóxicos e anti-nutricionais como: inibidores da alfa amilase, Inibidores de proteases, lectinas. São também o agente ambiental causador de pelo menos uma doença auto-imune: Doença Celíaca.
Os cereais têm um baixo teor de água e, portanto, são altamente concentrados em energia e baixos em micronutrientes, o que potencialmente explica por que eles parecem contribuir para a sobrealimentação do gado, animais domésticos e mesmo humanos. 

A questão dos Cereais foi brilhantemente abordada por Loren Cordain, neste artigo científico:
Cereal Grains: Humanity’s Double-Edged Sword

Se os Cereais, mesmo os integrais, não são por si o melhor alimento para seres humanos, como de resto nos querem fazer acreditar, o que dizer destes produtos desenhados para engordar as crianças?

Parece que trocar estes Cereais por "Pão Fitness" também não é solução:
Pão Fitness 


O mesmo se pode dizer em relação aos Batido que "ajudam" a perder peso:
Batido substituto de refeição ou até mesmo por Barritas 


PARTE II do artigo em breve com pequeno-almoço - Comida Real

#EATREALFOOD

6 comentários :

  1. Olá, muito interessante o seu blog. também sou muito preocupada com estas questões da qualidade dos alimentos mas na hora de escolher um pequeno almoço saudável para o meu filho (tem 6 anos) fico com muitas dúvidas e receios, sobretudo porque se encontra muita informação contraditória... deixo aqui uma sugestão para publicações que estejam direcionadas para as crianças e opções de pequenos almoços e lanches para os mais pequenos, que penso iria agradar a muitos dos seus leitores e seguidores. Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Se substituir o almoço por cerelac vou emagrecer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se substituir as 3 pizzas familiares e os 2 hambúrgueres com Coca-cola por 1 colher de Cerelac, é claro que sim.

      Eliminar
    2. Mas tem de ser Cerelac de Arroz, senão não resulta.

      Eliminar
    3. Cara Catarina,

      O cerelac é uma bomba de açúcar. Porque faria do cerelac uma "refeição"? O que custa cozer arroz, batata doce, cozer uns brócolos ao vapor, grelhar um bife, adicionar um fio de azeite?

      Eliminar

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates