Também já neste mesmo blog, publiquei a minha opinião sobre o tema colesterol: ver aqui. Mas o que aqui vou apresentar, trata-se muito mais que um simples "problema" de colesterol, trata-se sim de uma mal que afecta não só o colesterol, como também todas as doenças metabólicas.
Como é possível em pleno ano 2014, ainda haver quem acredite (e neste caso, passa desde médicos até nutricionistas) que o colesterol e a gordura saturada são inimigas do coração? Como não se preocupam antes com as gorduras trans, com o açúcar e com o rácio omega-3/omega-6??? Que essas sim...vão de encontro ao centro da questão: INFLAMAÇÃO!!!
E como escrevi num artigo sobre a inflamação: "(...)o que realmente nos causa inflamação é a presença de hidratos de carbono altamente refinados como farinhas e açúcares encontrados em alimentos processados que fazem parte do dia-a-dia da população em geral(...)"
Pior que tudo isto que escrevi até agora, é passar à prática e perceber, o que andam aconselhar os nossos profissionais de saúde:
Plano alimentar cedido por uma pessoa que passei acompanhar. Clicar na imagem para ampliar. |
Clicar na imagem para ampliar. |
- Será que os médicos e nutricionistas sabem na realidade o que é a Bolacha Maria?
- Será que os médicos e nutricionistas sabem na realidade o que é a Margarina Vegetal?
- Será que os médicos e nutricionistas sabem na realidade o que são as Tostas?
- Será que os médicos e nutricionistas sabem na realidade o que é o Fiambre?
- Será que os médicos e nutricionistas sabem na realidade o que é o iogurte magro? Magro!?! O que é isso magro? Será que é ser sem gordura? Ou serão os sem açúcar e carregados de adoçantes?
Será que não percebem, que todos estes alimentos que aqui aconselham..não são alimentos...mas sim produtos alimentares processados? Que estão intimamente ligados (e falando apenas do colesterol) com a tal inflamação com que nos devemos preocupar???
Enviar um comentário