No Calories, No Fat, No Carbs, No Gluten, Or Sugars?!?!?!?! Serão Estes Produtos Alimentares saudáveis???


Tenho visto por tudo que é redes social, a partilha de imagens por parte de atletas que supostamente se preocupam em pesar todos os alimentos e de contar todos os macro nutrientes que ingerem ao longo do dia, de refeições cheias destes produtos da Walden Farms (ou outras marcas parecidas). E isto porque, supostamente podem usufruir do sabor doce sem que isso se reflicta no resultado da dieta ou da saúde. E digo supostamente, porque não vai à muito que escrevi sobre o assunto: ver aqui


Pode ser verdade o que referem: Não tem calorias, Não tem Gordura, Não tem Hidratos, Não tem Gluten nem açúcares...mas não são um alimento, não são saudáveis e não conseguem fugir ao rótulo de: JUNK FOOD se não, é só ler o rótulo. E ao ler a lista infindável de ingredientes (10??!) percebi que vale tudo, desde corantes naturais a artificiais, adoçantes artificiais (sucralose), conservantes (Lactic Acid, Potassium Sorbate, que é usado para prevenir o crescimento de bolores e leveduras, e que é produzido sinteticamente) até ao uso do sal.

Sou dos que acreditam que os grandes culpados da existência deste tipo de produtos alimentares, assim como uma cada vez maior procura deles por parte do consumidor, tem a ver com as recomendações nutricionais, que ou tentam vingar a ideia dos produtos low fat, ora low carb, ora lá qualquer outra moda que seja e que deixam o caminho livre à industria para criar estas obras de engenharia alimentar segundo as "novas" linhas de pensamento nutricionais.

- É preciso bebidas zero calorias? Fácil, a industria cria os "zero açúcares"
- É preciso evitar as gorduras animais? Fácil, existem as margarinas
- É preciso continuar a servir o sabor doce sem que o consumidor sinta culpas? Fácil, não faltam é xaropes como este no mercado

O que não se deve esquecer, por mais marketing que haja (cada vez mais agressivo) em volta destes produtos, é que um alimento completo será sempre melhor e mais saudável que um produto JUNK deste tipo que tem um incalculável impacto negativo no nosso corpo (e as doenças ocidentais, são prova disso mesmo), tenha esse alimento uma x gramas de hidratos de carbono, gorduras ou proteínas.

Enviar um comentário

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates