O poder da Beterraba



A Beterraba, através do seu alto conteúdo em Nitrato inorgânico, está no topo da evidência científica no que ao aumento da performance desportiva diz respeito (em conjunto com a Beta-Alanina, Creatina Monohidrato, Bicarbonato e a Cafeína).(1)

O nitrato inorgânico é encontrado em vários vegetais (e não apenas na beterraba), que quando ingerido é reduzido a Nitrito pelas bactérias da nossa cavidade oral. No estômago, em meio ácido, o Nitrito é espontaneamente decomposto para formar Óxido Nítrico. O Nitrato e Nitrito restante é absorvido a partir do intestino para a circulação e pode converter para NO no sangue ou para outros tecido com baixa concentração de oxigénio (é também produzido nas partes do músculo que consomem ou necessitam de mais oxigénio) (2).

O óxido nítrico é um vasodilatador importante que além de promover um aumento do fluxo sanguíneo para os músculos, é referido em vários estudos como sendo uma molécula capaz de aumentar a eficiência mitocondrial e captação de glicose (3) no músculo, actuar como imunomodulador (4).

Perante os dados positivos da Beterraba na produção de NO, este alimento é também proposto como abordagem terapêutica em pessoas com doenças pulmonares obstrutivas (5), hipertensão (6), insuficiência cardíaca (7) e em estados de resistência à insulina (8) através do aumento do fluxo sanguíneo nas ilhotas do pâncreas e da estimulação directa da libertação de insulina.

A quantidade de Nitrato na Beterraba pode sofrer alterações, de acordo com a região, com o método de cultivo utilizado, com a qualidade do solo e com a quantidade de agro-tóxicos (9). De qualquer modo pode ver aqui a quantidade estimada de Nitrato por 100g de Beterraba:


As doses usadas nos diferentes estudos variam, entre as 300 e as 900mg, como pode ver aqui

Clique na imagem, para ampliar.
A dosagem a partir das 400mg apresenta melhores resultados na maioria dos casos, ingerido 90 a 120 minutos antes do treino/prova.

Modo de prepara a Beterraba Ergogenica à JUNKFOODUNMASK

1 Beterraba (dependendo do peso), crua e descascada.
+
Sumo de 1/2 limão espremido
+
1/2 Laranja
+
1/2 copo de água
(colocar tudo num copo misturador)
+
2 pedras de gelo.

#EATREALFOOD
#DESCASCAMAISEDESEMPACOTAMENOS

Referências:
1. IOC consensus statement: dietary supplements and the high-performance athlete
2. The nitrate-nitrite-nitric oxide pathway in physiology and therapeutics.
3. Physiology of nitric oxide in skeletal muscle.
4. Nitric oxide and redox mechanisms in the immune response
5. Dietary nitrate supplementation in COPD: an acute, double-blind, randomized, placebo-controlled, crossover trial.
6.Dietary nitrate provides sustained blood pressure lowering in hypertensive patients: a randomized, phase 2, double-blind, placebo-controlled study.
7. Effect of inorganic nitrate on exercise capacity in heart failure with preserved ejection fraction.
8. Inorganic nitrite stimulates pancreatic islet blood flow and insulin secretion.
9. Nitrates and nitrites in vegetables and vegetable-based products and their intakes by the Estonian population.






Enviar um comentário

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates