Jejum para melhorar a tua saúde


"O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia"
"Devemos comer de 3 em 3h"

Quem nunca ouviu estas afirmações?

A verdade é que este tipo de abordagem, para um alimentação saudável tem em si alguns problemas. Problemas esses que são facilmente identificáveis, já que para optimizarmos a nossa saúde teremos
de equilibrar extremos opostos e que são fundamentais:
- Sono ( escuridão) e Exposição ao Sol (luz brilhante)
- Exercício e Descanso
- Nutrição/Crescimento e Abstinência/Regeneração

E é aqui que entra a compreensão de dois dos principais sensores de nutrientes do corpo humano (junto com a Insulina) que funcionam como ACELERADOR e TRAVÃO (mTOR E AMPK, respectivamente)
- A mTOR é a proteína ligada ao crescimento muscular (quem nunca ouviu histórias de Culturistas que tinham despertador para comer durante a noite?)
- AMPK que é o nosso sensor energético que activa mecanismos de reciclagem, desintoxicação e catabolismo como a AUTOFAGIA ( O termo Autofagia é derivado do grego "Auto" (auto) e "fagia" (comer) e refere-se à via de degradação que é essencial para a sobrevivência, desenvolvimento, diferenciação e homeostase. Foi em 1963, que Christian de Duve (vencedor do Prémio Nobel de Fisiologia e Medicina, em 1974) “inventou” a palavra autofagia, é como se a célula se alimente das suas próprias partes danificadas (Klionsky 2008))

O aumento da longevidade depende da diminuição dos sensores de nutrientes (menos mTOR e insulina, maior AMPK) pelo menos periodicamente. Usar o JEJUM não é mais que uma forma clara de "limpar, desintoxicar ou purificar" o nosso organismo.

A autofagia é especialemnte benéfico para:
- Prevenção da Diabetes TIPO II
- Prevenir doenças Neuro Degenerativas
- Promover a longevidade. Alías é o mecanismo mais estudado para aumentar o período de VIDA.
- Ajudar a lutar contra o CANCRO (o cancro é precisamente crescimento sem control, e a activação da AMPK pode atrasá-lo: VER AQUI). A autofagia geral fortalece as células saudáveis e enfraquece as más. Por outro lado, as células cancerosas tentam activar sua própria autofagia para se tornarem mais resistentes daí ser tão complexo a sua relação com o Cancro. O jejum é uma maneira directa de "explorar" o cancro. Na ausência de glicose, as células saudáveis começam a queimar gordura (ou cetonas) e as células cancerígenas ficam sem energia e levando à sua "morte" (ver aqui: Estudo em ratos)

Os principais processos que activam a autofagia:
1. Jejum
2. Cetose
3. Exercício
4. Stress Agudo (que inclui jejum e exercício)

Ambos são necessários e como já referimos, a nossa saúde a longo prazo depende do seu equilibrio. Necessitamos de períodos de alimentação e crescimento, mas também de períodos de abstinencia e
e regeneração. O ambiente moderno gera uma expressão excessiva de mTOR e inibe a AMPK, contribuindo para DIABETES, CANCRO e ENVELHECIMENTO ACELARADO.
Ver aqui:
mTOR: from growth signal integration to cancer, diabetes and ageing

A sua boa combinação permitirá:
- Termos músculos eficientes e com bom desempenho físico (MTOR)
- Sem envelhecermos prematuramente (AMPK). A perda de AMPK acelera a miopatia induzida pelo envelhecimento e a disfunção mitocondrial (sarcopenia, reparação de fibras inapropriadas...)

Nas sociedades ocidentais, dormimos pouco e estamos constantemente num estado alimentado e isso tem ajudado a degradar a nossa saúde. Uma boa forma de iniciares o jejum é ficar 12h sem te
alimentares (contando obviamente com o período de sono!)

Há mitos sobre o NÃO RESPEITO PELA MÁXIMA DE comer de 3 em 3h, mas que não passam disso mesmo:
- Iremos engordar: MENTIRA. O jejum aumenta a sensibilidade à insulina. (agora entre comer de 3 em 3h
- Baixa os níveis de açúcar no sangue: MENTIRA. Quando estás em jejum, o nosso corpo liberta açúcar armazenado (através da hormona Glucagon que é produzida no pâncreas e que tem efeito
oposto ao da insulina, ou seja, aumenta o açúcar no sangue)
- Catabolizas a tão importante MASSA MUSCULAR: MENTIRA (quer dizer, depende o jejum é benéfico, mas mais não significa melhor e em períodos acima de 24h isso pode acontecer). O corpo só começa a catabolizar a nossa massa muscular para produção de glicose quando o Glicogenio e os aminoácidos livres no sangue forem consumidos e isso não acontece ao final de 3h, nem de 12h sem comer.
- O teu metabolismo fica LENTO: MENTIRA. Em jejuns pouco prolongados há aumento do Metabolismo

São precisos, de facto, mais estudos (sobretudo em humanos) mas os dados disponíveis sugerem que prolongar o Jejum pode ser uma estratégia viável para perder peso e para melhoria metabólica global mas que não dispensa a escolha de bons alimentos.

*Pode VER AQUI a entrevista à Investigadora Portuguesa Raquel Lima que estuda a relação da Autofagia com o Cancro:

Enviar um comentário

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates