Pão Integral?! Porque Se chama Pão Integral?

Não que ache fundamental para um dieta saudável o uso de Trigo (aliás, acho mesmo que o devíamos retirar da nossa alimentação seja ele integral ou não), mas achei curioso o Pão "integral" que vi à venda no Jumbo


Farinha em mais abundância neste pão: Farinha Refinada (T65). Realmente este pão contém farinha integral (T150) mas e o facto de ter mais farinha refinada que propriamente farinha integral, faz deste pão um "Pão Integral"??

Não tenho dúvida do impacto negativo do trigo na nossa saúde, seja ou não intolerante ao glúten (a questão é muito mais abragente do que apenas pelo facto de ter ou não ter glúten!), seja ou não esse trigo integral ou refinado. A este facto ainda temos de juntar à lista de condicionantes deste Pão, o uso de sal refinado* (entre o trigo e muitos outros factores, constitui mais um gatilho para doenças auto imunes) e os mono e diglicerídeos de ácidos gordos (E472),.Tudo isto é pão integral, tudo isto é pão "saudável", tudo isto parte integrante de uma dieta variada e "saudável".

*Sodium drives autoimmune disease by the induction of pathogenic TH17 cells.

4 comentários :

  1. Penso que o T se refere à moagem (que pode ser mais fina ou mais grossa), e não tem que ver com ser integral ou refinada. Se for moído o grão inteiro (com casca) continua sendo integral, apesar da moagem poder ser fina. Corrija-me se eu estiver errado.

    ResponderEliminar
  2. Olá Carlos, Farinha Integral é a T150. Há a T80 que é semi-integral. A Farinha T65 é uma farinha refinada e é usada neste Pão para que fique mais fofinho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. exacto, podem incluir no nome do produto integral, desde que contenha uma percentagem minima de farinha integral na fabricação (não sei qual é o valor)

      Eliminar

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates