Iogurte Grego MILBONA - THE FAT!


Não há dúvidas que os melhores lacticínios são os Fermentados (sobretudo Kefir ou Iogurte) já que o processo de fermentação destrói grande parte da lactose e torna estes alimentos mais facilmente digeríveis do que por exemplo o Leite. Além disso, os probióticos dos alimentos fermentados têm um efeito positivo sobre a Microbiota (1).
Ainda que a maioria dos Nutricionistas criem uma demonização em volta das gorduras, a verdade é que os melhores lacticínios são os inteiros (o menos processado possível, e não os LIGHT). Os lacticínios de animais alimentados a pasto e em que não lhes são retirados a gordura são uma excelente fonte de:
- Vitamina K-2 (na ausência de consumo de animais de pasto, o consumo de Iogurte ou de Queijos "gordos" podem ser uma das poucas fontes desta vitamina tão escassa na população ocidental)
- CLA - Gordura Natural TRANS, podes ver aqui o que realmente perdes por não consumires o CLA presente na gordura do Leite (2)
- MCT
- Butirato (Não é preciso consumir lacticínios para obter Butirato já que a nossa Microbiota nos presenteia com estes ácidos gordos de cadeia curta sempre que nos alimentamos com alimentos ricos em amido resistente como por ex: Banana Verde e em fibras solúveis como por exemplo os legumes!). Se achas que comer legumes é dispensável, devias saber que o Butirato (que é então um dos principais produtos finais da fermentação microbiana das fibras alimentares no intestino humano) tem o potencial de prevenção e inibição de certos cancros, melhorar o estado de inflamação, melhora o estado de resistência à insulina... (3)
Um dos grandes problemas dos lacticínios de Vaca, são as suas proteínas. Sobretudo a Caseína que representa cerca de 80% da parte proteica do Leite de Vaca. Já vimos que a fermentação do leite ajuda a diminuir a quantidade de lactose, mas em nada altera a qualidade das suas proteínas.
E qual é o problema da caseína presente no leite de Vaca?
O problema é que a Caseína do leite de Vaca (Maior nível de betacaseína A1 em relação à betacaseina A2) é diferente da Caseína do Leite Materno em humanos (+ nível de betacaseína A2) e vários estudos reconhecem a Betacaseína A1 como um dos factores que contribuem para diabetes tipo I e Aterosclerose (4)
Daí que os melhores lacticínios para o ser humano, são os de (por exemplo) Cabra ou Ovelha (com níveis de betacaseina A2 mais elevados quando comparados com os níveis de betacaína A1!).
Resumindo:
- Os lacticínios não devem ser fontes importantes das tuas calorias diárias!
- Opta por lacticínios completos (em vez dos light!)
- Opta por os que são fermentados e por esta ordem: Kefir, Iogurte, Queijo
- Os que melhores se adaptam ao consumo humano são os de Búfalo, Cabra e Ovelha.
- Opta por lacticínios provenientes de animais de pasto em relação a animais alimentados a rações
Pontos fortes deste Iogurte, Milbona Natural:
- Pouco processado
- Apenas 3 ingredientes: Leite, Nata e Culturas Lácteas
- Lacticínio Fermentado
Pontos menos positivos:
- Provenientes de animais que não são alimentados a pasto
- Proveniente de Leite de Vaca
Pessoalmente, poucos lacticínios consumo (AQUI explico o porquê) e não são parte importante das minhas refeições ao longo da semana, contudo quando o faço prefiro sobre a forma de Kefir de Ovelha ou Queijo (sobretudo os ricos em gordura) como fontes de leite de Cabra, Ovelha ou de Vaca dos Açores ou da Marca Kerrygold

1 comentário :

  1. um artigo de opinião sobre o consumo de kefir? acabaram de me arranjar uma colónia, e para já está a fermentar em leite de cabra, mas não sei se assim deva continuar?! se o deva consumir no dia-a-dia (visto que o vou ter em casa sempre pronto) e se nos dias de JI o consuma logo no "quebra-jejum" ou se depois. Digo dias de JI porque por questões profissionais certos dias janto às 17h-18h e depois só volto a comer às 8h do dia seguinte.. Cumprimentos e se puder responder "um grande obrigado"

    ResponderEliminar

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates