Meia de Leite e Torrada ao Pequeno Almoço? O que há de errado no pequeno almoço preferido dos Portugueses? PARTE I

Costumo dizer que os produtos à base de trigo elevam mais a glicémia que qualquer outro hidrato de carbono. Isso tem fortes implicações (entre muitas outras coisas) para o peso corporal, uma vez que a glicose é inevitavelmente acompanhada pela Insulina (a hormona que serve de veículo para a entrada de glicose nas células, convertendo-a em...gordura!)

Sem dúvida o pequeno almoço mais apreciado pela grande maioria dos Portugueses. Mas será que vale a pena pagar a factura?
Quanto maior for a glicose no sangue depois do consumo da "torradinha" maior será o nível de insulina e consequentemente, mais gordura será depositada.

O curioso comportamento da glicose do trigo (e todos nós sabemos a qualidade do trigo proveniente das padarias!) é que cria uma espécie de "montanha russa" de saciedade/fome, causada pela hiper/hipo glicemia na ingestão do trigo da "torradinha". A quebra de glicose que se assiste, após um período muito curto, de ter ingerido a torrada  é responsável pelos picos de "fome" que se sente após um pequeno almoço deste tipo (bem como outros sintomas, como fadiga, instabilidade e fraca produção a nível mental).

O grande problema, é que esta "montanha russa" na glicose não se verifica apenas após o pequeno-almoço pois a ingestão de pão, bolos, bolachas, refrigerantes e outro qualquer alimento fortemente processado dá-se ao longo do dia na grande maioria das pessoas e isso provoca uma maior acumulação de gordura. E isso é especialmente visível no abdómen resultado da tal - "torrada / insulina / gordura", criando assim dia após dia uma fraca resposta por parte da insulina (por ganho de resistência à constante demanda por parte da ingestão de açúcares/trigo).

O que há de errado num pequeno almoço deste tipo?

  • Ganho de Gordura
  • Resistência à insulina
  • Baixa saciedade
  • Fadiga
  • Risco de Diabetes TIPO II
  • MÁ NUTRIÇÃO
É por refeições como estas  que o artigo que escrevi O Dilema do Exercício Físico...Treinamos Mais, Mas a Obesidade Continua a Aumentar!! faz todo o sentido!

O que deveria ser o nosso pequeno almoço?

Isso é uma resposta que terá na segunda parte do nosso artigo!

4 comentários :

  1. Vou visitar o teu blog com frequência, vejo que tenho aqui uma boa fonte de informação.

    A propósito do pão! E aquele pão castanho escuro/preto que se vende no lidl, recomendas? Ou então os de sementes e os integrais

    ResponderEliminar
  2. Boas tardes
    Gostaria se possível se me podias dizer algo acerca do Pycnogenol, tenho diabete estou preste a comprá-lo pelo que agradeço a sua opinião acerca desse suplemento.
    Um obrigado de Cabo Verde.

    ResponderEliminar
  3. Bom post vou partilhar

    Emagrecer Portugal https://www.facebook.com/groups/emagrecer.portugal/

    ResponderEliminar

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates